01/07/2019 0h

Dom Henrique: Exortação Apostólica Pós-Sinodal 'Christus Vivit'

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'Elo' do mês de julho de 2019
Dom Henrique A. de Lima, CSsR. Foto: Arquivo/RC Dom Henrique A. de Lima, CSsR. Foto: Arquivo/RC

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Quero, neste mês de julho, trazer-lhes apenas a mensagem inicial do Papa Francisco sobre o Sínodo da Juventude, acontecido no ano de 2018 em Roma. Foi um evento muito propagado, por se tratar dos jovens e graças a Deus e o zelo do papa pela juventude, despertou nos jovens novos horizontes, através de reflexões, propostas, propósitos e tantas outras coisas boas reservadas à vida dos jovens.

Por isso o papa inicia dizendo: "Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo"! E continua: "Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver à força e a esperança".

Observemos bem como são fortes, bonitas e precisas essas palavras do nosso querido Papa Francisco. É um revigorar, não só para os jovens, mas para todos nós que, mesmo com a idade um pouco mais avançada, ainda carregamos com muita força, o ímpeto do sentirmos jovem. Isto é, o gosto pela vida; a vontade de vivê-la bem, segundo as Graças de Deus.

Continua o Papa Francisco: "Com afeto, escrevo a todos os jovens cristãos esta Exortação Apostólica, ou seja, uma carta que recorda algumas convicções da nossa fé e, ao mesmo tempo, encoraja a crescer na santidade e no compromisso em prol da própria vocação. Mas, dado que é um marco miliário dentro dum caminho sinodal, dirijo-me simultaneamente a todo o povo de Deus, aos pastores e aos fiéis, porque a reflexão sobre os jovens e para os jovens nos interpela e estimula a todos nós. Por isso, nalguns parágrafos falarei diretamente aos jovens, enquanto noutros oferecerei abordagens mais gerais para o discernimento Eclesial".

Algo muito importante gostaria de ressaltar aqui, é que deveríamos prestar mais atenção e dar mais valor aos nossos jovens, através orientação saudável, apoio e incentivo. Pois, é nesta fase que nós, adultos, fizéssemos as escolhas mais fortes de nossas vidas: o sacramento do matrimônio, a Vida Consagrada ou Ministerial. É na juventude que escolhemos que tipo de profissional gostaríamos de ser. Não dá para fazer essas escolhas depois dos trinta anos de idade. Podem acontecer outras escolhas, mas as primeiras sempre acontecerão na juventude. Por isso, continuo insistindo: Vamos cuidar bem de nossas crianças e adolescentes, para que na juventude possam fazer escolhas maduras e felizes para suas vidas, na sociedade e para a Igreja de Cristo.

Continua o Para Francisco: "Deixei-me inspirar pela riqueza das reflexões" - juvenis – "e diálogos do Sínodo do ano passado, 2018. Aqui não poderei recolher todas as contribuições - poderei lê-las no Documento Final -, mas procurarei assumir, na redação desta carta, as propostas que me pareceram mais significativas. Assim, a minha palavra será enriquecida por milhares de vozes de crentes de todo o mundo, que fizeram chegar ao Sínodo as suas opiniões. Mesmo os jovens não crentes, que quiseram participar com as suas reflexões, propuseram questões que fizeram nascer em mim novos interrogativos".

Que a graça de Cristo, o jovem que acolheu em sua vida o projeto salvífico do Pai, ajude nossos jovens a fazerem escolhas acertadas e valiosas para a grande glória de Deus, nosso Pai. Cuidemos de nossa JUVENTUDE e de sua verdadeira felicidade em Cristo Jesus!

Deus abençoe a cada um de vós!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'Elo' do mês de julho de 2019


Envie seu Comentário