01/08/2019 0h
Dom Henrique: Motivações da 57ª Assembleia da CNBB
Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'Elo' do mês de agosto de 2019
Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês julho quero trazer alguns tópicos que a 57ª Assembleia dos Bispos do Brasil refletiu e aprovou dos dias 01 a 10/05/2019.
Nesta Assembleia havia duas pautas importantíssimas: as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil 2019 a 2023 (DGAE) e a Eleição da nova Equipe da Presidência da CNBB mais as 12 Comissões Episcopais Pastorais.
Quanto às Diretrizes ela ficou muito boa de estudar, assimilar e aprovar porque ela vem fazendo um histórico, como quê uma linha do tempo, desde o Documento da Conferência Latino Americana em Aparecida em 2007. E a DGAE 2008 a 2011 sobre as Cinco Urgências. E com esta, todas as motivações para as Santas Missões Populares em todas as dioceses do Brasil. Assim, nestes últimos 12 anos, toda a Igreja do Brasil vivenciou um espírito missionário muito forte. Neste espírito e propósito de Igreja em Saída, houve muitos documentos norteadores de Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos.
A DGAE 2019 a 2023 tem como Objetivo: Evangelizar num Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos de Jesus Cristo em Comunidades Eclesiais Missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude. Ela continua dando muito ênfase na vida missionária da Igreja do Brasil.
Quanto às eleições, aconteceu de forma muito tranquila e orante desde o início da Assembleia. O Presidente Cardeal Rocha e o Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo nos pediram muita abertura ao Espírito Santo para o mesmo pudesse nos conduzir esse processo eletivo dentro da Assembleia da CNBB. Para a nova presidência da CNBB foi eleito presidente Dom Walmor, Arcebispo de Belo Horizonte-MG; 1º vice-presidente, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre-RS; 2º vice-presidente Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e o Secretário Geral, Dom Joel Portella bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Em seguida a eleição dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais.
Entre tantas pautas, vale destacar a Mensagem da CNBB ao Povo Brasileiro por ocasião da 57ª Assembleia Geral. Pontos em destaque: "Os bispos alertam que a opção por um liberalismo exacerbado e perverso, que desidrata o Estado quase ao ponto de eliminá-lo, ignorando as políticas sociais de vital importância para a maioria da população, favorece o aumento das desigualdades e a concentração de renda em níveis intoleráveis, tornando os ricos mais ricos à custa dos pobres cada vez mais pobres.
Chama a atenção para os graves problemas vividos pela população do país, como o crescente desemprego, ‘outra chaga social, ao ultrapassar o patamar de 13 milhões de brasileiros, somados aos 28 milhões de subutilizados, segundo dados do IBGE, mostra que as medidas tomadas para combatê-lo, até agora, foram ineficazes. Além disto, é necessário preservar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras’. A violência, conforme aponta a mensagem, atinge níveis insuportáveis. ‘Aos nossos ouvidos de pastores chega o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença.
O feminicídio, o submundo das prisões e a criminalização daqueles que defendem os direitos humanos reclamam vigorosas ações em favor da vida e da dignidade humana’. O verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança, inspirado no mandamento "Não matarás" e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas".Sobre as necessárias reformas política, tributária e da previdência, os bispos afirmam, na mensagem, que elas só se legitimam se feitas em vista do bem comum e com participação popular de forma a atender, em primeiro lugar, os pobres. "O Brasil que queremos emergirá do comprometimento de todos os brasileiros com os valores que têm o Evangelho como fonte da vida, da justiça e do amor", (resumo site da CNBB).
Vários assuntos, os quais foram tratados, estão no Site da CNBB e aos poucos chegarão a nós através de documentos de estudos.
Deus abençoe a cada um de vós!
Dom Henrique A. de Lima, CSsR
Bispo Diocesano de Dourados
Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'Elo' do mês de agosto de 2019
Envie seu Comentário