01/08/2016 0h

Sobre a Alegria do amor na família: Exortação apostólica pós-sinodal - Documentos Pontifícios – 24

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'O Elo' do mês de agosto/2016

Dom Henrique com uma família do Caminho Neo Catecumenal, em uma Santa Missa celebrada na Catedral Dom Henrique com uma família do Caminho Neo Catecumenal, em uma Santa Missa celebrada na Catedral

É com muita alegria que saúdo a todos os fiéis que tem acesso a esta revista para tratar de um tema importantíssimo em nossas vidas, nossas famílias, na Igreja e na Sociedade.

Estamos no mês de agosto. Para nós cristãos católicos e no nosso Ano Litúrgico, Agosto é o mês das vocações: 1º domingo Vocação Sacerdotal; 2º domingo Vocação dos Pais e semana Nacional de Oração Pelas Famílias; 3º domingo Vocação à Vida Consagrada; 4º domingo Vocação dos Catequistas e dos Fiéis Leigos. Quando tem 5º domingo, a Vocação dos Fiéis Leigos é celebrada neste dia.

Diante de um mês tão rico em se tratando de vocações, quero trazer uma pequena reflexão sobre o documento Pós Sinodal do Papa Francisco: AMORES LAETITIA, sobre o Amor na Família, pois tudo nasce dentro da família. A família precisa continuar sendo berço de Vida e Fé para a Igreja e para a Sociedade. Quando ocorre o contrário, causa muitas dores, tristezas e decepções. Esse documento motiva a Igreja a zelar com carinho e ação evangélica, essa vocação tão bonita, tão importante na vida do mundo - a vocação da família.

Nosso querido Papa Francisco quer em primeiro lugar mostrar a alegria do amor que se vive nas famílias, a qual também é o júbilo da Igreja de Cristo.

Diante de numerosos sinais de crises na realidade do matrimônio, como foi observado pelos padres sinodais, o documento destaca também que o grande desejo de família permanece muito vivo nas novas gerações. Isso é muito bonito e podemos afirmar que é muito importante. Pois, demonstra que a Igreja tem espaços importantíssimos para continuar motivando e animando a vida de família em nossa Sociedade Pós-Moderna.

O caminho sinodal permitiu analisar a situação das famílias no mundo atual, alargar a nossa perspectiva e reavivar a nossa consciência sobre a importância do matrimônio e da família. Essa reflexão deu aos padres sinodais e dá também a nós, a oportunidade de aprofundar mais sobre os valores desse sacramento dentro da Igreja de Cristo. Aprofundar mais as formações matrimoniais, a importância e o valor sacramental e amoroso do matrimônio dentro da vida da família, da Igreja e da Sociedade. Não se pode tratar de qualquer jeito e dar qualquer solução para os casos em dificuldades. Como Igreja evangelizadora, precisamos nos preocupar e ampliar a formação para os novos matrimônios, a fim de que a Alegria do Amor possa continuar a fortalecer o desejo de famílias às novas gerações.

Enfim, deve se dizer que o caminho sinodal se revestiu-se de uma grande beleza e proporcionou muita luz. Papa Francisco agradece as contribuições aos problemas das famílias do mundo inteiro. Ele se recorda de padres que se preocupam com essa problemática e trazem reflexões muito honestas e sinceras. Afirma que essa Exortação apostólica Pós-Sinodal possa orientar a reflexão, o diálogo ou ainda, a prática pastoral, e ofereça encorajamento, estímulo e ajuda às famílias na sua doação e nas suas dificuldades.

O Papa ressalta ainda que esta Exortação tem um significado muito especial no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, pois é uma proposta para as famílias cristãs, que possa estimular e apreciar os dons do matrimônio e da família e, assim, manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência. Que as famílias possam ser sinais de misericórdia no mundo. Assim, meus queridos irmãos e irmãs, vamos, neste mês vocacional, rezar mais fortemente pela vocação da família, a qual enriquece todas as demais vocações importantes para a Igreja e para a Sociedade. Toda vocação nasce dentro da família! Quando bem cuidada, bem estimulada a viver a sua vocação, com certeza todos ganham, pois estaremos incentivando o mundo num caminho de amor e de paz.

Quero aproveitar esse momento para agradecer todas as vocações que ajudam na evangelização de nossas Comunidades, Paróquias, na Diocese, através das pastorais, movimentos e serviços. Agradecer a vocação de todo o nosso Clero e de nossos Religiosos e Religiosas. Muito obrigado em nome do Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro de nossa Diocese e de Nossa Mãe Santíssima.

Que Deus continue abençoando a todos!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

| Artigo publicado originalmente na Revista 'O Elo' do mês de agosto/2016


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.