01/03/2020 0h
Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020
O tema da CF 2020 é: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso! e o lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34).
Queridos irmãos e irmãs neste mês de março continuaremos refletindo sobre a Campanha da Fraternidade 2020, inclusive trazendo a introdução feita na Revista ELO de janeiro e fevereiro à qual faz parte da introdução do texto-base da CF/2020.
"A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques" (...).
Neste ano, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida.
Longe de ser uma repetição de temas, de assunto exaustivamente abordado, o tema vida emerge em nossos dias como um clamor, que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada (LS, n.53).
O tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, a casa comum.
O olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, volta-se também para os irmãos e irmãs, contempla o planeta, identificando a criação como presente amoroso do Senhor. Constata-se que chegou a um ponto em que há muitas indagações: O que aconteceu conosco? O que vem ocorrendo com a humanidade? Pois, aumenta o número dos sofrimentos e parece que ficamos insensíveis? Teríamos deixado se perder o sentido mais profundo da vida? Diante, por exemplo, de concepções de felicidade individualista e consumista, não estaríamos nos esquecendo do significado maior da existência humana? Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividades e destruição? Perdemos de fato o valor da fraternidade? Esta Campanha será uma motivação para olhar transversalmente as diversas realidades, interpelando a todos a respeito do sentido que, na prática, se atribui à vida, nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, política e ecológica.
"Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs", diz um trecho do texto-base. Ver, sentir compaixão e cuidar são verbos de ação, que irão conduzir este tempo quaresmal. Para isso, o documento é dividido em três partes, convida cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, que possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.
Não temamos se nos sentimos pequenos diante dos problemas. Lembremo-nos de Santa Dulce dos Pobres, mulher frágil no corpo, mas fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Dulce, incansável peregrina da caridade e da fraternidade. Dulce, testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. Dulce que via; se compadecia e cuidava. Dulce que intercede por nós no Céu. (CF/20 pg. 7 a 9).
Diante de tantas motivações fortes desta Campanha da Fraternidade, que a nossa vida, a vida das pessoas e a do planeta possam ser mais valorizadas e amadas e nos fortaleça ainda mais, para o que vamos celebrar dentro da mística quaresmal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O maior significado de amor pela Vida em todos os sentidos. Sintamos este grande amor D’ele por nós, para que possamos também amar mais, sem distinção.
Deus abençoe a cada um de vós!
Dom Henrique A. de Lima, CSsR
Bispo Diocesano de Dourados
Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista 'Elo' do mês de março de 2020.
Envie seu Comentário