18/04/2019
Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto
Santo do século II, era uma figura pública, um senador. Pôde assistir e se deixar tocar pelo testemunho de inúmeros mártires no tempo de Nero.
Ele percebia naqueles cristãos, que viviam dentro de um contexto pagão, o único e verdadeiro Deus presente naqueles martírios por amor a Cristo.
Já adulto, com a ajuda do Papa Eleutério, ele quis ser cristão e foi muito bem formado até chegar à graça do Batismo. Apolônio, como muitos, ao se deparar com a lei de Nero, teve que se dizer, pois também foi denunciado.
Ele não renunciou a Jesus, mesmo ocupando uma alta posição na sociedade. Seu amor a Deus foi concreto. Santo Apolônio é exemplo, para que sejamos testemunhas do amor de Deus, onde quer que estejamos, na profissão que exerçamos, com a idade que tenhamos.
Santo Apolônio, rogai por nós!
Leitura Is 61,1-3a.6a.8b-9
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,1-3a.6a.8b-9
1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram, 3apara reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição. 6aVós sois os sacerdotes do Senhor, chamados 'ministros de nosso Deus'. 8bEu os recompensarei por suas obras segundo a verdade, e farei com eles uma aliança perpétua. 9Sua descendência será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo Sl 88, 21-22.25.27
R. Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, * e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22Estará sempre com ele minha mão onipotente, * e meu braço poderoso há de ser a sua força.R.
25Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, * sua força e seu poder por meu nome crescerão. 27Ele, então, me invocará: `Â Senhor, vós sois meu Pai, * sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!'R.
Leitura Ap 1,5-8
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 1,5-8
A vós graça e paz 5da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão - também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8'Eu sou o Alfa e o ômega', diz o Senhor Deus, 'aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso'.
Palavra do Senhor.
Evangelho Lc 4,16-21
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,16-21
Naquele tempo: 16Jesus veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor.' 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.'
Palavra da Salvação.
Envie seu Comentário