São Germano
Sábado, 28 de maio de 2011
Seu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França.
Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.
Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus.
Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália mas, de repente, com a morte do Bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram Bispo.
São Germano renunciou à sua vontade e quis a vontade de Deus para sua vida.
Promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo. cheio do Espírito Santo. Com o exemplo deste santo, aprendemos que precisamos viver como verdadeiros irmãos.
São Germano, rogai por nós!
[CANÇÃO NOVA]
Hoje: Dia do Seresteiro, Dia Nacional da Luta pela Saúde da Mulher.
Leituras
I Leitura: Atos (At 16, 1-10)
Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho
Naqueles dias, Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. As igrejas fortalecem-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. Paulo e Timóteo atravessaram a Frigia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a palavra de Deus na Ásia. Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitinia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade.
Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!" Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o evangelho. Palavra do Senhor!
Comentando a Leitura
Vem à Macedônia e ajuda-nos!
Paulo, que se mostrara rígido nas questões de princípio, mostra-se dúctil e disponível na aplicação e na práxis concreta. Manifestara-se inflexível em rejeitar toda volta às observâncias mosaicas; agora não hesita um instante em submeter Timóteo ao rito inútil e superado da circuncisão. Não há nenhuma contradição no modo de agir de Paulo. Lá, estava em jogo a própria identidade do cristianismo; aqui, ao contrário, trata-se apenas de um gesto de boa vontade, um sinal de compreensão e condescendência para com homens de consciência ainda débil e imatura. Numa situação semelhante verificada na Igreja de Corinto, a das carnes oferecidas aos ídolos, Paulo procederá no mesmo modo: a fim de não ser motivo de escândalo para um irmão de consciência frágil e incerta, nunca comerá carne (1Cor 8,13) [Extraído do MISSAL COTIDIANO ©Paulus, 1997]
Salmo: 99(100), 2.3.5 (R/.2a)
Aclamai o Senhor, ó terra inteira
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
Evangelho: João (Jo 15, 18-21)
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou" Palavra da Salvação!
Comentário o Evangelho
Escolhidos do meio do mundo
O evangelho refere-se ao "mundo" como se fosse uma pessoa. Neste sentido, pode-se falar em ódio e perseguição, bem como amor por parte do mundo. Ou então, que os discípulos foram escolhidos do meio do mundo. Pode ainda referir-se à possibilidade de o mundo guardar a palavras de Jesus e as dos discípulos.
O vocábulo "mundo", neste caso, engloba o conjunto das pessoas incrédulas que foram incapazes de reconhecer Jesus como Filho de Deus, enviado pelo Pai com a missão de salvar a humanidade. Mas estas pessoas odiaram-no ferozmente, a ponto de decidirem eliminá-lo sem piedade. Optaram pelas trevas e rejeitaram a luz oferecida por Deus, persistindo no pecado, mesmo diante da abundância das graças divinas.
Os discípulos foram arrancados deste mundo. Por causa do nome de Jesus, caminham na contramão do mundo. Esse confronto resulta sempre em ódio e perseguição. O destino do servo não difere daquele do seu Senhor. É por isso que os discípulos deverão contar com toda sorte de adversidade, sem excluir a possibilidade de morrer, como aconteceu com seu Mestre.
A palavra "mundo", na linguagem figurada, tem referenciais bem concretos. No tempo de Jesus, podia significar certas alas do farisaísmo e outros grupos de judeus. Contudo, em cada época e em cada circunstância, é preciso reconhecer com que roupagem o "mundo" se apresenta. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]