São Josafá
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.
São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Josafá, rogai por nós!
(Fonte: Canção Nova)
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010
São Josafá (Bispo e Mártir), Memória, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Vermelha
Hoje: Dia do Psicopedagogo, Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita; dia do Supermercado
Santos: Anastácio de Pannonhalma (monge, bispo), Armentário de Velay (bispo), Aurélio de Velay (bispo), Aurélio e Públio (bispos, mártires da Ásia), Benigno de Velay (bispo), Bento, João, Mateus, Isaac e Cristiano (monges, mártires), Bento de Benevento e Companheiros (mártires), Cuniberto de Trèves (bispo), Emílio de La Cogolla (abade), Escutário de Velay (bispo), Evódio de Le Puy (bispo), Libuíno de Deventer (monge), Livino de Alost (bispo, mártir) , Macário de Iona (bispo), Martinho I (papa, mártir), Nilo de Constantinopla (abade), Paterno de Saint-Pierre-le-Vif (monge, mártir), Renato de Angers (bispo), Rufo de Avignon (bispo), Suácrio de Velay (bispo), Ymar de Reculver (monge, mártir), Cristóvão de Portugal (mártir, bem-aventurado), Gabriel Ferretti (franciscano, bem-aventurado), João Cini "della Pace" (franciscano secular, bem-aventurado)
Antífona: Este santo lutou até a morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.
Oração: Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impediu o bispo são Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos ea dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leituras
2ª Carta de São João (2Jo 4-9)
Amar consiste em viver conforme os seus mandamentos
Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros.
E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus.
Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho. Palavra do Senhor!
Salmo Responsorial: 118 (119), 1.2.10.11.17.18 (R/.1b)
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.
Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
Evangelho: Lucas (Lc 17, 26-37)
O dia do Filho do Homem
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.
Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló.
Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado". Os discípulos perguntaram: "Senhor, onde acontecerá isso?" Jesus respondeu: "Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres". Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mt 24, 23-31; Mc 13, 21-27
Para sua reflexão: Será como no tempo do dilúvio (Gn 6-8) ou da catástrofe da Pentápole (Gn 19). Enquanto o povo está ocupado com os assuntos da vida e despreocupado de assuntos transcendentes, sobrevém o julgamento. É interessante a síntese descritiva da vida cotidiana: sustento e família, comprar e vender, plantar, construir.
O julgamento se dará pela água ou pelo fogo. Será juízo de separação, como o anuncia uma escatologia: “meus servos cantarão de pura alegria e vós gritareis de pura dor” (Is 65, 13-15), como sucedera no Egito (Ex 8, 19; 9,4.7). Nesses momentos de crise ninguém deve confiar em falsas referências, pois a vinda será celeste e visível para todos, como relâmpago que alumia toda a abóboda celeste e ofusca a terra.
Então será preciso arriscar tudo, até a vida, para salvar-se, sem deter-se em recolher pertences que já não servem, sem voltar atrás como a mulher de Ló. Noé preparou-se para salvar-se na arca. Ló fugiu precipitadamente. Há momentos urgentes em que atarefar-se como medidas de segurança é entregar-se à catástrofe, ao passo que arriscar tudo é salvação. (Bíblia do Peregrino)