E quando o amigo pisa na bola? O respeito humano é inimigo da amizade
Por melhores que sejam as pessoas e suas intenções, um dia sem querer elas nos decepcionam, acontece isso entre pais e filhos, marido e mulher, namorados apaixonados e entre amigos também.
Precisamos crescer na vivência e na compreensão de uma verdadeira amizade, quem não se compromete não ama. Quando um amigo "pisa na bola" ou está vivendo uma situação constrangedora aproveite para acolhê-lo, não tenha medo de sacrificar a amizade pela verdade e o verdadeiro amor se arrisca, dá a vida pelo amigo. “O homem quando erra não tem outra alternativa a não ser pedir perdão, se não ele não é homem”. O amigo não "abandona o barco" quando ele se agita, ajuda a remar mesmo que tenha de dizer que o outro está remando para o lado errado. Como corrigir um amigo sem perder sua amizade:
1° Reze pelo seu amigo: a oração vai preparar o coração dele e também o seu;
2° Espere a hora certa para conversar e partilhar, não se deixe vencer pelo nervosismo e ansiedade;
3° Escolha o lugar certo: a privacidade é o melhor lugar para corrigir uma pessoa, evite fazer uma correção em público, mesmo que você esteja certo começou errado;
4° Faça um elogio antes de fazer a crítica e a correção. Todos têm qualidades e isso corrige o nosso ego elevado pelos erros dos outros; isso não é fingimento, é amor.
5° Saiba falar: cuidado com as palavras, o problema, muitas vezes, não é o conteúdo das críticas, mas o jeito com que se fala. Mesmo que o outro esteja no erro, demonstre respeito e carinho.
Na realidade, na hora em que é feita, nenhuma correção parece alegrar o outro, pois causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados (cf. Hebreus 12,11).
Padre Luizinho - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/padreluizinho
Seja o primeiro a comentar!