26/11/2019 08h33

Coamo inaugura novas indústrias em Dourados (MS)

As novas indústrias foram aprovadas pelos associados em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), em 23 de março de 2016, e em 06 dezembro do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental, com a presença de autoridades da Coamo, do município, deputados e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
Nelsinho Trad, Senador de MS Délia Razuk, prefeita de Dourados, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, João Haroldo Galassini, presidente da Coamo e Reinaldo Azambuja, governador de MS. Nelsinho Trad, Senador de MS Délia Razuk, prefeita de Dourados, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, João Haroldo Galassini, presidente da Coamo e Reinaldo Azambuja, governador de MS.
Da redação

As novas indústrias de óleo e refinaria de óleo de soja construídas na margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó, no Mato Grosso do Sul, foram inauguradas na manhã de segunda-feira (25). Foram investidos mais de R$ 780 milhões na planta industrial que tem capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas. Com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais, a Coamo amplia a capacidade de processamento de soja para 8.000 toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado.

As novas indústrias foram aprovadas pelos associados em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), em 23 de março de 2016, e em 06 dezembro do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental, com a presença de autoridades da Coamo, do município, deputados e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. As obras foram iniciadas em 2017, em uma área construída de 92 mil metros quadrados. Os trabalhos de construção e montagem foram realizados por 1.600 colaboradores diretos e indiretos, integrantes de dezenas de empresas contratadas.

 José Haroldo Gallassini, presidente da Coamo com o governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja. José Haroldo Gallassini, presidente da Coamo com o governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja.

O presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, destaca a necessidade da construção das novas indústrias e a escolha da região de Dourados para instalação. "O volume de soja recebido pela Coamo no Mato Grosso do Sul comporta perfeitamente a instalação de uma moderna indústria esmagadora de soja e de uma refinaria de óleo de soja em Dourados, justificando plenamente a redução de custo com o transporte do produto já industrializado ao invés de transportá-lo in natura para a industrialização em Campo Mourão ou em Paranaguá".

O governador do Mato Grosso do Sul e, também, cooperado da Coamo, Reinaldo Azambuja, elogia a visão e a iniciativa da diretoria da Coamo e destaca a importância da unidade industrial em Dourados. "A Coamo potencializou investimento no MS, isso é uma prova real de confiança e de cumplicidade nossa, para dar uma mais competividade à economia e diversificação da produção", argumenta, lembrando ainda que, "A região de Dourados está com uma bela e moderna edificação, um cartão postal na entrada da cidade. Aplaudo a decisão da Coamo por este investimento e pelos excelentes resultados alcançados ano após ano."

Prefeita de Dourados, Délia Razuk,que marcou presença no evento juntamente com outras autoridades. Prefeita de Dourados, Délia Razuk,que marcou presença no evento juntamente com outras autoridades.

De acordo com a prefeita de Dourados, Délia Razuk, o empreendimento traz orgulho e expectativa de mais desenvolvimento, não só para o município como, também, para toda a região. "Estou muito feliz e orgulhosa. Vivemos um grande momento", diz.

A prefeita lembra que a instalação da Coamo em Dourados movimenta vários segmentos da economia local, impulsionando o crescimento do município. Antes mesmo da inauguração da indústria, registrou-se um aumento considerável no movimento na rede hoteleira, restaurantes, imobiliárias e postos de combustíveis. "Muitas pessoas vieram para cá trabalhar na instalação da Coamo e isso acabou agregando", observa.

Ele também explica que a chegada da Coamo atrai para Dourados e região, agregados como centros de distribuição, empresas do ramo de transporte, de manutenção, de peças industriais, logística, entre tantas outras. "Agora mesmo, um restaurante e um posto de combustíveis estão sendo instalados na região da Coamo", frisa.

Entre as autoridades presentes destaque para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina. Também participaram da solenidade que marcou o início das operações da indústria o vice-governador Murilo Zauith, que também é secretário estadual de Infraestrutura; os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Roberto Hashioka (Administração) e Geraldo Resende (Saúde); a prefeita de Dourados, Délia Razuk; e os deputados estaduais Barbosinha e Renato Câmara

A Rádio Coração FM foi representada no evento pela diretora executica Elza C. Araujo, Ozair Dias Sanábria Diretora Artística e comunicadora e pelo Jornalista Reynaldo Felix. A Coamo é uma parceira da emissora católica, em sua programação a Rádio Coração exibe diariamente das 6h45 às 7h o Boletim Coamo, com informações gerais aos seus cooperados além da cotação da soja e do milho.

Fotos Reynaldo Felix - Rádio Coração


Envie seu Comentário