04/04/2016 09h:20min

Pedalada marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dourados News

Neste sábado (02) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e em Dourados um movimento foi realizado pela AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) para marcar a data. Na Praça Antonio João e parados nos semáforos, membros da associação distribuíam panfletos informativos sobre a síndrome e aconteceu ainda uma pedalada até o shopping.

Balões azuis foram distribuídos no intuito de chamar a atenção para a causa.

De acordo com Loreda Lacerda, representante do movimento, o objetivo principal é conscientizar para o alerta dos pais quanto a sinais de autismo e ainda levantar a bandeira contra o preconceito.

"A ideia é mostrar o que é o transtorno e alertar aos pais quanto os indícios comportamentais já que quanto antes é descoberto é melhor para o desenvolvimento da criança. Outro ponto é o preconceito que ainda existe infelizmente com relação a vários tipos de deficiência e isso tem que mudar, todos temos que ser tratados com igualdade", destacou.

Dentre as situações que podem indicar que a criança possua o transtorno está a resistência ao contato físico, hiperatividade acentuada, comportamento arredio e resistência ao aprendizado. Loreda explica que a associação busca apoiar os pais quanto ao tratamento do autista e que várias atividades acontecem durante todo o ano no local.

"Nós realizamos palestras, reuniões, tudo para debater e esclarecer o tema junto aos familiares, no intuito de uma troca de experiências que possa agregar. Para os autistas temos o trabalho de musicalização, terapia, ginástica, eles gostam e contribui muito para eles", disse.

Daniele Predes,36, é mãe de Arthur,9, que tem autismo e participa junto a associação. Ela afirma que algumas atitudes do filho faziam com que suspeitasse da doença, porém o alerta maior aconteceu ao ver uma ação como a que ocorria hoje. A mãe cita que procurou orientação mas, inicialmente a psicóloga não havia diagnosticado a síndrome, o que aconteceu apenas tempos depois.

"Eu desconfiava mas, como o diagnóstico foi de hiperatividade, não acontecia muitas mudanças. Só depois que vi um movimento como esse fiquei mais esclarecida e busquei novamente apoio, então o diagnostico veio. Participamos junto a AAGD há quase um ano e tem sido muito importante para mim para aprendizado junto a outros pais, como para ele com as atividades", comentou.

Outra ação alusiva a data acontecerá no dia 13 no shopping com mostra de fotos e informações. Na Praça Antônio João, luzes azuis iluminam o local em homenagem a data. Atos também acontecem em todo o país nessa data. No Rio de Janeiro o Cristo Redentor está iluminado com azul pela conscientização.

Fotos: Estanislau Sanabria


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.