Dourados recebe III Oestão da Cebs
Do Departamento de Jornalismo
De 15 a 18 de novembro aconteceu em Dourados o III Oestão da CEBs, Dourados/Ms.
O evento foi na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, atraindo aproximadamente 400 pessoas , entre elas padres, leigos, leigas, religiosos, religiosas vindos dos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Com o tema : “Justiça e profecia a serviço da vida” o grande encontro foi enriquecido com a presença de índios, afro-descendentes, trabalhadora e trabalhadoras do campo e da cidade, juventude e crianças.
O Bispo da Diocese de Dourados, Dom Redovino Rizzardo participou da acolhida de todo o pessoal presente e confirmou o compromisso de toda comunidade a serviço dos excluídos da sociedade.
Em seguida, o Pe. Adriano Van de Ven, fez um breve comentário sobre a história do Oestão da CEBs em suas edições anteriores.
Durante todo o encontro foi abordado assuntos ligados a fé e vida nos temas indígenas, quilombolas, economia solidária-ecologia, terra, política, juventude e mulher.
O Padre Vileci Basílio, da cidade de Crato, no Ceará fez uma bela reflexão sobre a mística do romeiro e da romeira no campo e na cidade.
Ele, que é o coordenador geral do 13º. encontro nacional das comunidade eclesiais de base a ser realizado em Juazeiro do Norte/CE , em Janeiro de 2014.
O Oestão é uma assembléia que acontece de 4 em 4 anos, com Rondonópolis/MT sediando a primeira edição, Brasília/DF a segunda e agora Dourados/Ms essa última.
No final do encontro, foi elaborado uma nota de repúdio pelo possível envenenamento das água dos rio Ypo-i, em Paranhos, no sul do estado, onde os indígenas bebem água e se banham.
(1) Comentário