Catedral realiza Assembléia Paroquial

Dept. Jornalismo

No dia 10 de fevereiro, a Paróquia Imaculada Conceição, de Dourados, realizou sua Assembléia Paroquial com aproximadamente 80 pessoas. Eram representantes das diversas pastorais e movimentos das duas Comunidades: Imaculada Conceição e Santo André.

O início se deu com a Missa às 08h, logo depois foi servido o café da manhã. Logo após teve a acolhida, tendo como ponto importante da manhã, o tema “Perfil Petrino e Mariano da Igreja”, desenvolvido pelo novo pároco.

A parte seguinte foi um apanhado das respostas feitas nas pastorais ao longo do mês de janeiro. Na programação da tarde, constou o trabalho de grupos para elencar seis prioridades, a saber:

  1. Família (Noivos)

  2. Juventude

  3. Pastoral Litúrgica

  4. Formação

  5. Catequese

  6. Pequenas Comunidades Cristãs.

A Assembléia Paroquial de Pastoral decidiu também, criar o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), com 12 membros leigos e quatro membros ordenados: os padres Crispim e Leão, os diáconos Alceu e Arlindo.

Os membros das comunidades, serão, seis da Santo André e seis da Imaculada Conceição, seis indicados pela Assembléia e seis convidados pelos padres e diáconos. Esse núcleo de 16 pessoas reunir-se-á uma vez por mês com os padres e diáconos para avaliar e impulsionar a caminhada da Paróquia, que ainda viu a necessidade de atentar para as seguintes pastorais:

  1. Pastoral Social

  2. Pastoral da Comunicação

  3. Pastoral do Batismo

  4. Pastoral Universitária

  5. Formação para Músicos, etc.

Outro ponto a se destacar na assembléia foi à autorização para a confecção do Calendário Paroquial 2013. Para concluir, Pe. Crispim Guimarães, pároco da Catedral, apresentou sua preocupação com os Cultos Ecumênicos, na sua preparação e participação de pessoas de outras igrejas que não participam do diálogo na Semana de Unidade pelos Cristãos, das Equipes de Cerimonial dos Cultos Ecumênicos e Casamentos, quando muitos não são católicos e fazem a liturgia católica sem acreditar e conhecer, tendo a questão da fotografia e filmagem com algo a ser revisto, pois não se respeita, na maioria das vezes, o altar.

Também foi salientado o uso excessivo de pastorais, movimentos e outras paróquias das dependências da Catedral para festas e eventos sem a parceria financeira, às vezes, dando prejuízos no que se refere aos materiais usados da Catedral e Santo André.

Confira as fotos do evento


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.