05/09/2022 11h43
Ponto de Vista destaca as eleições gerais no Brasil em 2022
Pe. Fernando Lorenz
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Fernando Lorenz
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista - Reynaldo Felix
Data 03 /Setembro / 2022
Tema: SEMANA DA PÁTRIA, BICENTENÁRIO DA INDEPÊNCIA DO BRASIL / ELEIÇÕES E VOTO CONSCIENTE
- 200 ANOS DA INDEPENCIA DO BRASIL DE PORTUGAL
O Bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data comemorada para a independência do Brasil é de 7 de setembro de 1822, ocasião em que ocorreu o evento conhecido como "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822; e o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil. Foram criadas, pelo o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, comissões especiais para preparar e idealizar ações e celebrações que envolvam a data.
Como parte das celebrações, o coração de Dom Pedro I, conservado em Formol, foi trazido pela primeira vez de Portugal para ser exposto no Itamaraty , em Brasília.
- ELEIÇÕES GERAIS:
Nas Eleições Gerais de 2022, no Brasil importantes cargos estarão em disputa. Quando forem às urnas no dia 2 de outubro (primeiro turno), eleitoras e eleitores votarão para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual ou Distrital. O segundo turno acontece no dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário.
- A IMPORTÂNCIA DO VOTO
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis, que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos, que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
- CONVIDADO:
Dr. Noemir Felipetto: Natural de Caiçara / RS, Advogado formado pela UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados, Especialista em Direito Eleitoral;
Envie seu Comentário