07/03/2023 09h57
Ponto de Vista: Violência física e sexual contra crianças e adolescentes no País
Pe. Fernando Lorenz
PROGRAMA PONTO DE VISTA
APRESENTAÇÃO: Padre Fernando Lorenz
PRODUÇÃO: Ozair Sanabria e Jornalista Reynaldo Felix
Data 04 de março de 2023.
Tema: "Violência física e sexual contra crianças e adolescentes no país"
"Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."
PAUTA
• Qual a importância da PROTEÇÃO da criança e do adolescente nas famílias e na comunidade? Em 2022, 1977 crianças sofreram violação de estupros no MS. Na média 5 casos em 24 horas, registrados em boletim de ocorrência.
HISTÓRICO
• Em 2020, 496 casos registrados. Em 2019 foram 432, tratando de estupros identificados. • Onde foram esses registros? De violência intrafamiliar, (em parentescos dentro ou próximo a família). Esse é um dos fatores da violação. Também temos a negligência; omissão de cuidados básicos e o abandono pela condição social do responsável; a agressão física; a violência psicológica; o amedrontamento; a humilhação. • Qual a origem desses casos? Com referência da UNICEF 80%, deles acontecem acontecem em famílias de baixa renda, que na conjuntura social omite no registro e esconde das autoridades. • O que fazer para combater? É papel social: família, conselheiros tutelares, cmdca, ministério público, escolas, população, redes sociais , enfim, REDE DE PROTEÇÃO: discutir ações de enfrentamento a todas as violações da criança e do adolescente! O trabalho em REDE é a única solução para esta ação. FAMÍLIA + CONSELHOS + JUSTIÇA + ASSISTÊNCIA + EDUCAÇÃO + SEGURANÇA PÚBLICA + SAÚDE + REDES SOCIAIS.
CONVIDADOS:
Alice Rocha - Assistente Social, pós-graduada em políticas públicas gênero e raça, educadora social e está conselheira tutelar;
Danino Rosset - Artista Cênico, consultor em projetos, educador social e gestão em pessoal.