JMJ: “A vossa radicalidade vence a mediocridade do mundo”


Da Canção Nova
Jovens religiosas à espera de Bento XVI Jovens religiosas à espera de Bento XVI

Na manhã desta sexta-feira, 19, Papa Bento XVI se reuniu com 1.600 jovens religiosas de congregações de todo o mundo, no Mosteiro de San Lorenzo do Escorial, em Madri.

“Na frente do relativismo e da mediocridade do nosso tempo, que, muitas vezes, torna-se o ‘eclipse de Deus’, ou ‘amnésia, senão uma rejeição ao Cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, há a necessidade de uma ‘radicalidade evangélica’, que “dá testemunho da consagração como pertença a Deus e a seu amor supremo.” Iniciou assim seu discurso o Santo Padre.

O Sumo Pontífice ressaltou a alegria de encontrar as jovens religiosas nesta Jornada Mundial da Juventude: “Eu aprecio o fato de que o Cardeal Arcebispo de Madri tenha planejado este encontro em um lugar tão sugestivo como o Mosteiro de San Lorenzo. Se a sua famosa biblioteca contém importantes edições das Sagradas Escrituras e as regras monásticas de várias famílias religiosas, a sua vida de fidelidade ao chamado recebido é também uma valiosa forma de manter a Palavra de Deus viva ressoando em vós.”

Bento XVI também chamou a atenção para o radicalismo do Evangelho: “O radicalismo do Evangelho nos leva a permanecer ‘enraizados e fundamentados em Cristo, firmes na fé’ (Cl 2.7). A vida consagrada é ir à raiz do amor de Jesus Cristo com um coração indiviso, com uma entrega por inteiro, esponsal, como os santos viveram, no estilo de Santa Rosa de Lima e Rafael Arnaiz, patronos jovens desta Jornada Mundial da Juventude.”

O Santo Padre encerra seu discurso expressando sua alegria em ver tão viva a vocação religiosa na Igreja: “Com estes sentimentos, peço a Deus que abundantemente vos recompense por vossa generosa contribuição de entrega à vida consagrada, de forma especial no dia hoje, eu as abençoo com todo meu coração. Obrigado!”

Mensagem de Bento XVI às jovens religiosas em Mosteiro da Espanha

Boletim da Santa Sé

Queridas jovens religiosas!

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude que estamos celebrando, sinto uma grande alegria por poder encontrar-me convosco, que consagrastes a vossa juventude ao Senhor, e agradeço-vos a amável saudação que me dirigistes. Agradeço ao Senhor Cardeal Arcebispo de Madrid por ter previsto este encontro num ambiente tão evocativo como é o do Mosteiro de São Lourenço do Escorial. Se a sua famosa Biblioteca guarda importantes edições da Sagrada Escritura e de Regras Monásticas de várias Famílias Religiosas, a vossa vida de fidelidade à vocação recebida é também uma maneira preciosa de guardar a Palavra do Senhor, que ressoa nas vossas formas de espiritualidade.

Queridas irmãs, cada carisma é uma palavra evangélica que o Espírito Santo recorda à sua Igreja (cf. Jo 14, 26). Não é em vão que a vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Deste modo, viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma "exegese" viva da Palavra de Deus. (…) Dela brotou cada um dos carismas e dela cada regra quer ser expressão, dando origem a itinerários de vida cristã marcados pela radicalidade evangélica» (Exort. apostólica Verbum Domini, 83).

A radicalidade evangélica é estar «enraizados e edificados em Cristo, e firmes na fé» (cf. Col 2, 7), que, na vida consagrada, significa ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, sem nada antepor a esse amor (cf. São Bento, Regra, IV, 21), com uma doação esponsal como viveram os santos, vivida segundo o estilo de Rosa de Lima e Rafael Arnáiz, jovens patronos desta Jornada Mundial da Juventude. O encontro pessoal com Cristo que alimenta a vossa consagração deve revelar-se, com toda a sua força transformadora, nas vossas vidas; e adquire uma especial relevância hoje, quando se «constata uma espécie de "eclipse de Deus", uma certa amnésia, senão mesmo uma verdadeira rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de se perder a própria identidade profunda» (Mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011, 1). Face ao relativismo e à mediocridade, surge a necessidade desta radicalidade que testemunha a consagração como uma pertença a Deus sumamente amado.

A referida radicalidade evangélica da vida consagrada exprime-se na comunhão filial com a Igreja, casa dos filhos de Deus que Cristo edificou: a comunhão com os Pastores, que propõem, em nome do Senhor, o depósito da fé recebido através dos Apóstolos, do Magistério da Igreja e da tradição cristã; a comunhão com a vossa Família Religiosa, conservando agradecidas o seu genuíno património espiritual e apreciando também os outros carismas; a comunhão com outros membros da Igreja como os leigos, chamados a testemunharem a partir da sua específica vocação o mesmo evangelho do Senhor.

Finalmente a radicalidade evangélica exprime-se na missão que Deus vos quis confiar. Desde a vida contemplativa que, na própria clausura, acolhe a Palavra de Deus em silêncio eloquente e adora a sua beleza na solidão por Ele habitada, até aos mais diversos caminhos de vida apostólica, em cujos sulcos germina a semente evangélica na educação das crianças e jovens, no cuidado dos doentes e idosos, no acompanhamento das famílias, no compromisso a favor da vida, no testemunho da verdade, no anúncio da paz e da caridade, no trabalho missionário e na nova evangelização, e em muitos outros campos do apostolado eclesial.

Queridas irmãs, este é o testemunho da santidade a que Deus vos chama, seguindo de perto e incondicionalmente Jesus Cristo na consagração, na comunhão e na missão. A Igreja precisa da vossa fidelidade jovem, arraigada e edificada em Cristo. Obrigado pelo vosso "sim" generoso, total e perpétuo à chamada do Amado. Que Virgem Maria sustente e acompanhe a vossa juventude consagrada, com o ardente desejo de que interpele, encoraje e ilumine todos os jovens.

Com estes sentimentos, peço a Deus que recompense abundantemente a generosa contribuição da vida consagrada para esta Jornada Mundial da Juventude, e em seu nome vos abençoo de todo o coração. Muito obrigado.



(1) Comentário

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Temos um santo Papa! Suas palavras nos encorajam e despertam em nós um desejo de radicalidade, de santidade e de doação plena de nossas vidas a Deus.

 
taciana em 20 de outubro de 2011 às 14:00