Papa: Consagrados, sejam assíduos ouvintes da Palavra de Deus
Da Rádio Vaticano
Bento XVI presidiu ontem, quarta-feira, na Basílica de São Pedro, as Vésperas da Apresentação do Senhor no Templo no XV Dia Mundial da Vida Consagrada.
Em sua homilia, o Papa frisou aos consagrados e fiéis presentes, que em Jesus, luz das nações, se realiza o encontro entre o Antigo e o Novo Testamento. "Jesus entra no antigo templo, Ele que é o novo Templo de Deus veio visitar o seu povo, cumprindo assim a obediência à Lei e inaugurando os últimos tempos da salvação" – frisou Bento XVI.
Somente Simeão e Ana descobrem essa grande novidade. Conduzidos pelo Espírito Santo, eles encontram naquele Menino a realização da promessa divina. Ambos contemplam a luz de Deus, que veio iluminar o mundo. "No comportamento profético dos dois idosos se encontra toda a Antiga Aliança que expressa a alegria do encontro com o Redentor. Quando viram o Menino, Simeão e Ana intuíram que era Ele o esperado" – sublinhou o pontífice.
Bento XVI disse ainda que a Apresentação do Senhor no Templo "é um eloqüente ícone da total doação daquelas pessoas que foram chamadas a viver na Igreja e no mundo, através dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente".
Por isso, a festa celebrada ontem foi escolhida pelo Papa João Paulo II para comemorar, todos os anos, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Nesse contexto, Bento XVI saudou com gratidão o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, há pouco nomeado Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Enfim, o Santo Padre pediu aos consagrados para que sejam assíduos ouvintes da Palavra de Deus e testemunhas coerentes de Jesus Cristo. (MJ)