Campo Grande comemora 112 anos
Do O Progresso
A parada cívica em homenagem ao aniversário dos 112 anos de Campo Grande, comemorado neste dia 26 de agosto, terá 65 entidades e cerca de nove mil pessoas desfilando no centro da capital de Mato Grosso do Sul.
A concentração é na Rua 14 de julho, entre a Avenida Mato Grosso e Rua Dom Aquino, de onde sairá o desfile em direção à Avenida Afonso Pena.
No ano passado o evento reuniu 50 mil pessoas e a expectativa é que este ano o público seja ainda maior. Entidades civis, militares além das cidades do interior, Porto Murtinho (com a Dança do Touro Candil) e Dois Irmãos do Burti, vão compor o desfile homenageando a Capital.
As colônias japonesa, boliviana, portuguesa, libanesa e de afro descendentes, também marcam presença no desfile.
Seguranças do Exército Brasileiro, Guardas Municipais além de segurança privada, darão apoio à organização do desfile, que também conta com equipes da Defesa Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) além do posto fixo da Polícia Militar.
CORRIDA DO FACHO
Consta da programação de aniversário da “Cidade Morena” a Corrida do Facho, tradicional evento do calendário de festividades do centenário município. Na década de sessenta, participavam da Corrida apenas unidades militares. A partir de setenta, a competição foi aberta a entidades civis convidadas.
A Corrida começa às 7h, com largada e chegada na Rua 14 de julho, esquina com a Avenida Afonso Pena. Equipes compostas por 12 atletas cada, sendo 10 titulares e dois reservas, se revezarão na prova.
Cada corredor percorrerá mil metros, perfazendo um total de dez mil metros de percurso, que se dará no seguinte quadrilátero: Rua 14 de julho até Rua Dom Aquino, Rua Dom Aquino até a Rua 13 de maio, Rua 13 de maio até a Rua 15 de novembro, Rua 15 de novembro até Rua 14 de julho.
TRADIÇÃO
Originalmente, o facho é um dispositivo guarnecido de matéria transparente, no qual se põe fogo ao abrigo do vento, com o espírito de conduzir o “fogo sagrado”. Hoje, o facho é simbolicamente representado por um bastão, que deve ser entregue para que o atleta seguinte percorra a sua etapa na prova. SHOWS
Uma das duplas sertanejas de maior sucesso no Brasil, João Bosco e Vinícius, vem à Capital para fazer um show em homenagem à cidade, às 20h, com a participação de artistas locais. A entrada é franca.
Izabella Costa, Gilson e Júnior, Thiago e Graciano dão início ao evento cuja expectativa de público é de 50 a 80 mil pessoas. O show será na Praça do Papa, que fica na Avenida dos Crisântemos, na Vila Sobrinho.
A atração principal do evento de aniversário de Campo Grande não foi escolhida por acaso. A dupla que teve origem no estado de Mato Grosso do Sul construiu sua história na capital, onde Vinícius cursava Fisioterapia e João Bosco, Odontologia.
Em 1999, os dois morando em Campo Grande, começaram a tocar em diversos bares da cidade e o público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero sertanejo no Brasil: o '”Sertanejo Universitário”.
E o fim desta história todos já conhecem, que é o sucesso. A dupla João Bosco e Vinícius foi indicada duas vezes ao Grammy Latino e em fevereiro deste ano fizeram shows em Madri, Londres e Lisboa, todos com lotação máxima.
Seja o primeiro a comentar!