Câncer provocado pelo cigarro é o segundo que mais atinge os homens no Brasil
Do R7
Atrás apenas do câncer de próstata, os tumores de pulmão, traqueia ou brônquio são os que mais afetam os homens brasileiros, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (24) pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
O instituto prevê que o país terá 17.210 diagnósticos de câncer de pulmão, traqueia ou brônquio no ano que vem. Isso porque, de acordo com Inca – 90% dos casos estão relacionados ao uso do cigarro.
Isso quer dizer que os homens poderiam reduzir significativamente a incidência do tumor de pulmão se deixassem de fumar. A estimativa é de que 24 mil novos casos seriam evitados todo ano.
A região Sul é a campeã do país, com 37 registros de câncer de pulmão para cada 100 mil habitantes.
O pneumologista da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, Ricardo Meirelles, disse em comunicado que a explicação está na quantidade de fumo que é produzida pelos Estados sulistas.
Para ele, “o fato pode estar diretamente relacionado ao alto consumo de derivados do tabaco, fazendo com que a região sofra com os altos índices de incidência de câncer de pulmão”.
A forma como o cigarro influencia no caso deste câncer fica ainda mais clara quando comparamos com as mulheres.
O tumor de pulmão, traqueia ou brônquio é apenas o quinto mais incidente na população feminina brasileira.
No entanto, os casos de câncer de pulmão representam apenas 8,8% do número total de homens com a doença no país.
O tumor de próstata é disparado o que mais afeta os homens no Brasil, representando 30,8% dos casos. O Inca estima que cerca de 60 mil pessoas vão ser diagnosticas com tumor na próstata em 2012.
No caso das mulheres, o câncer mais frequente é o de mama. Mais de 50 mil brasileiras terão o tumor no próximo ano, de acordo com as estimativas do Inca.
Esse tipo de câncer responde por 27,9% de todos os casos da doença para o sexo feminino.
Isso acontece no mundo todo - o tumor afeta as mulheres principalmente, em países desenvolvidos e com mais de 50 anos de idade.
A estimativa de casos novos de câncer para ambos os sexos em 2012 é bem parecida com a deste ano.
Para 2012, o Inca prevê que quase 258 mil homens e pouco mais de 260 mil mulheres terão câncer.
Ou seja, cerca de 520 mil brasileiros serão diagnosticados com a doença no ano que vem.
A previsão é um pouco maior do que a estimativa feita pelo instituto para 2011. No ano passado, o Inca previa que o número de novos casos chegaria a 489 mil.(R7)
Seja o primeiro a comentar!