Começa hoje a 34ª Festa Junina de Dourados
Do Dourados News
Começa nesta quinta-feira, às 19h, a 34ª Festa Junina promovida pela Prefeitura de Dourados. Neste ano a tradicional festa douradense volta a ser realizada no estacionamento do estádio Douradão e a segurança será prioridade. A Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) vai ser responsável pelo evento, que acontece até domingo.
De acordo com o diretor de Cultura da Funced, Carlos Fábio, a expectativa é receber 40 mil pessoas nos quatro dias da festa.
O prefeito Murilo Zauith determinou a elaboração de um esquema reforçado de segurança, envolvendo a Guarda Municipal, Polícia Militar, DOF (Departamento Operações da Fronteira) e Polícia Civil, para garantir a segurança da comunidade. Serão montadas barricadas e grades de contenção e todas as laterais do evento serão cercadas com tapumes.
ESTRUTURA
Para a estrutura da festa a prefeitura está montando 56 tendas de 3x3 metros para as entidades filantrópicas. Outras 30 com as mesmas medidas serão montadas para os ambulantes. Catorze tendas de 10x10 m serão montadas para a praça de alimentação, onde serão colocadas 600 mesas e 2.400cadeiras.
Os dois palcos para as apresentações artísticas serão montados em pontos estratégicos e com fácil visibilidade para o público, com equipamento de som e de iluminação.
No local também serão instalados 20 banheiros químicos, assim como ligações e manutenções hidráulicas nas barracas e pontos de redes de energia elétrica. Toda a manutenção e limpeza serão feitas pela prefeitura.
Carlos Fábio lembra que a entrada para a festa é gratuita e todos os estacionamentos ficarão liberados.
ALIMENTAÇÃO
As comidas típicas vão ser comercializadas todos os dias até meia-noite, por 24 entidades filantrópicas, priorizadas de acordo com solicitação do prefeito, para que às instituições, instaladas na praça de alimentação possam angariar fundos para a manutenção dos serviços sociais que realizam.
E as entidades concorrerão a prêmios. As três barracas mais bem decoradas serão premiadas. Os quesitos de avaliação serão atendimento; presteza e trajes dos atendentes, cozinha, limpeza e organização; ornamentação; caracterização, originalidade e animação.
ENTIDADES
Terão barraca na festa a Associação Alecrim, Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados, Associação de Moradores do Jardim Guaicurus, Associação dos Campistas Maria de Jesus, Associação dos Deficientes Físicos, Associação dos Moradores do BNH 2º Plano, Associação dos Moradores do Jardim Água Boa, Associação dos Moradores da Vila Adelina, Associação dos Moradores do Jardim Flórida, Associação dos Moradores do Jardim Primavera, Casa da Divina Providência, Casa dos Franciscanos Ceia (Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto), Clube do Laço, Moto Clube de Dourados, Economia Solidária, Instituto São João Maria Vianey, Operário Esporte Clube, Patrulha Mirim, Projeto Social Caminhando com Jesus, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Cinquentenário, Udam (União Douradense da Associação dos Moradores) e União Douradense de Clube de Mães.
Serão premiadas também, com troféus, as três melhores apresentações de quadrilha no concurso de “Quadrilha Junina”, que acontece nos dias 16 e 17, às 20h.
SHOWS
Estão programadas atrações musicais para as quatro noites da festa, uma oportunidade para os artistas locais se apresentarem, mas também trazendo atrações do circuito nacional.
Na abertura se apresentam as duplas Vilela e Zé Correia, Jeder e Rodrigo, Luis Augusto e Davi e fechando a programação do dia tem show da dupla Jads e Jadson.
Na sexta-feira, a dupla Marcos Aurélio e Gabriel abre a noite. Em seguida se apresentam Kleber e Kléberson e depois Luis Fernando e Rodrigo. Fechando a noite, tem show nacional com Edson, ex-parceiro de Hudson.
No sábado a programação musical tem Paulo Cezar e Wanderley, Wander e Isaac, o grupo Tchê Querência, Léo Verão e o músico gaúcho Renato Borghetti.
No domingo, Correinha e o Grupo Postal Sul se apresentam. Em seguida será feita a premiação dos concursos e depois tem o show com Lucas Calderan. Para encerrar a festa, Bruninho e Davi.
De acordo Carlos Fábio, o objetivo do evento é resgatar a tradição da festa junina douradense. “O prefeito Murilo Zauith determinou que fosse promovido um evento para cultivar a tradição, preservando a identidade da cidade e da região e proporcionar horas de lazer e cultura”.