Copa: Fifa proíbe uso de lasers, e comitê cogita barrar vuvuzelas


Folha Online

Fifa deu instruções aos serviços de segurança dos estádios da Copa do Mundo para que estes impeçam os torcedores de permanecerem nas arquibancadas caso estejam com canetas ou outros instrumentos que tenham mira laser.

"Até o momento só registramos um caso no Mundial, e desde então isso não se repetiu", afirmou o diretor de Comunicação da Fifa, Nicolas Maingot.

O caso aconteceu durante a partida entre Argentina e Nigéria, disputada no sábado no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. Um torcedor usou o laser para prejudicar a visão dos jogadores argentinos e do técnico Diego Maradona. Os agentes de segurança presentes agiram rapidamente para contê-lo.

Vuvuzelas

O comitê organizador da Copa do Mundo cogita também barrar a entrada das vuvuzelas, cornetas sul-africanas com som que tem irritado as seleções visitantes.

"Se tivermos motivos para fazer [a proibição], faremos. Algumas redes de TV que transmitem as partidas e outras pessoas têm nos pedido, e é algo que estamos analisando", falou Dany Jordaan, presidente do comitê.

"Temos pedido que não a utilizem durante a execução dos hinos nacionais e nos momentos de algum anuncio. Sei que é uma questão delicada, e estamos tentando resolver da melhor maneira", continuou.