Dez 'regras' para a saúde no verão
Você já ouviu todas elas; que tal começar a segui-las?
Da Veja
O ano passou voando, hein? Outro dia mesmo era janeiro, agora já é dezembro. Nossa, como o tempo passa rápido! Bem, só tem uma coisa que você ouviu mais vezes do que esses clichês todos: recomendação para proteger sua pele no verão. Mas, mesmo assim, tenho a leve impressão de que você não seguiu muito as dicas. Então lá vou eu falar tudo de novo – porque é repetitivo, mas é importante:
1. EVITE O SOL NOS HORÁRIOS DE PICO
O período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde deveria ser evitado, justamente porque os perigosos raios ultravioleta tipo B (UVB) são mais intensos, o que aumenta o risco de desenvolver câncer de pele ao longo da vida. A exposição ao sol forte também acelera o envelhecimento da pele. Mas em dia de descanso, em plenas férias, você nem pensa em acordar às 8 da manhã, né? E mesmo que pense, provavelmente não vai conseguir. Então, pelo menos use chapéu com abas largas, óculos de sol, filtro solar e, se possível, vista uma camiseta. E, depois de andar pela praia, quando estiver lendo ou conversando, fique debaixo do guarda-sol o máximo possível.
2. USE FILTRO COM FATOR DE PROTEÇAO SOLAR (FPS) 30, ANTI-UVB E ANTI-UVA
Na praia ou piscina, o FPS mínimo recomendável é 30. O FPS indica a proteção anti-UVB. Mas além de verificar o FPS, procure no rótulo a indicação de que o filtro também age contra UVA (ou raios ultravioleta tipo A). Aplique o filtro antes de se expor ao sol e reaplique a cada 3 horas ou até antes, se você suar ou se molhar. Até mesmo filtros à prova d’água precisam ser reaplicados depois de um banho de mar ou piscina. E, se você conseguiu acordar e foi à praia cedinho, parabéns. Mas não vai se livrar do filtro: mesmo antes das 10 horas ou depois das 4 horas da tarde, não dá para ficar sem ele.
3. APLIQUE FILTRO NO DIA A DIA
O filtro solar deve ser passado todos os dias, mesmo quando você não está na praia ou piscina. O sol que se pega no dia a dia, sem se dar conta, também envelhece a pele, causa manchas e aumenta a predisposição ao câncer de pele. Um levantamento recente do Instituto Nacional de Câncer mostrou que menos de 10% dos homens e só 25% das mulheres usam filtro diariamente. Sim, passar creme todos os dias é chato mesmo. Mas é um hábito simples e importante para a saúde e para a beleza. Passe filtro solar nas mãos quando for dirigir o carro, ou use luvas protetoras. Com isso, você adia o aparecimento de manchas.
4. HIDRATE-SE
Beba antes mesmo de sentir sede. Em um dia quente de verão, o ideal é beber aproximadamente três litros d’água. Isso hidrata e previne a insolação. Beba água, água de coco, sucos, bebidas esportivas. Não exagere nas bebidas alcoólicas, que predispõem o organismo à desidratação.
- SOB O SOL, MOLHE PERIODICAMENTE SUA PELE Vale para quem está na praia ou piscina. Molhar o corpo e a cabeça de vez em quando ajuda o organismo a controlar a temperatura interna. Dê um mergulho nos momentos mais quentes do dia. Ou então borrife água no corpo.
6. USE ROUPAS CLARAS E AREJADAS
Roupas claras esquentam menos. Tecidos de fibras naturais como algodão, também. A roupa deve ser folgada, para permitir ventilação da pele e evaporação do suor. Em momentos de exposição intensa ao sol, uma dica é usar roupas confeccionadas com filtro solar integrado à fibra do tecido. O tecido dessas roupas especiais não é natural, mas é igualmente bom porque não esquenta. Você encontra essas roupas em lojas especializadas, mas algumas roupas esportivas também usam essa tecnologia.
7. PASSE PROTETOR SOLAR NOS LÁBIOS
Eles existem em bastão, em qualquer farmácia. E também passe filtro solar nas orelhas, nuca, peito do pé. São partes delicadas do corpo, frequentemente esquecidas, o que é um perigo.
8. CUIDE DAS CRIANÇAS
Os cuidados com elas são os mesmos já mencionados, mas devem ser redobrados. Cerca de 80% da radiação solar que pegamos durante a vida toda acontece na infância. Como a dose acumulada de radiação solar pode influir no aparecimento do cancer de pele, é fundamental proteger as crianças. Procure alternativas agradáveis, como filtros em spray, que facilitam a aplicação, ou coloridos, que podem atrair a simpatia delas. Se os olhos ardem por causa do filtro, passe no rostinho um filtro em bastão. E não espere a criança pedir, ofereça água com frequência. Em bebê com menos de seis meses não use filtro nem o leve ao sol. Deixe-o à sombra, em lugar ventilado, com roupas confortáveis, arejadas e de tecido natural.
9. QUER FICAR BRONZEADO? USE AUTOBRONZEADOR
O autobronzeador é um creme que reage com a pele, deixando-a bronzeada. É um método que não prejudica a pele. Mas não se iluda: mesmo morena por causa do autobronzeador, sua pele continua tão sensível ao sol quanto antes. Por isso, use filtro solar ou você acabará ardendo com queimaduras.
10. SE VOCÊ SE QUEIMOU, EVITE O SOL POR ALGUNS DIAS
Pele vermelha tem que ser protegida em dobro. Não a exponha ao sol. Use hidratantes, não estoure bolhas e não puxe a pele que está começando a descascar. Para aliviar o ardor, além do hidratante, tome banho com água fria ou morna e evite excesso de sabonete.