Dourados: ‘Comerciantes aprovam abertura do calçadão’


Do O Progresso
Abertura do calçadão da Nelson de Araújo agrada empresários e moradores do local (Foto: A. Frota)
Abertura do calçadão da Nelson de Araújo agrada empresários e moradores do local (Foto: A. Frota)

“Isso aqui era um absurdo, não tinha mais razão de ser. Graças a Deus alguém teve coragem para acabar com esse calçadão”. Essas são algumas das frases ditas por comerciantes, moradores e profissionais liberais que têm escritório ou empresas no antigo calçadão da Rua Nelson de Araújo, centro de Dourados.

Nesta semana a prefeitura começou a abrir o calçadão para implantação de mais uma pista e estacionamentos. A modernização do local tem apoio de quem possui estabelecimento nesse trecho.

Várias pessoas que possuem estabelecimentos ali são unânimes ao falar da mudança. “Esse setor da cidade com certeza vai deixar de ser um deserto à noite e nossos problemas com os vândalos, usuários de drogas e desocupados vão deixar de existir”, comemoram. Para eles, as duas quadras de calçadão “mata” o movimento e são poucos que conseguem manter um comércio no local.

O Dr. Viana, que possui uma clínica de odontologia bem no centro do calçadão há 14 anos, está satisfeito com a abertura. “Eu já tive muito problema por aqui, vidro quebrado por vândalos durante a madrugada, traficantes escondendo drogas no pé dos postes e muitas outras barbaridades. Isso aqui é a melhor coisa que poderia acontecer e sempre fui um dos defensores dessa obra”, afirmou o dentista.

A comerciante Maria de Fátima Souza, dona de um restaurante no calçadão, também comemora a abertura da pista. “Ninguém passa por aqui, nossos clientes são pessoas que já nos conhecem e dificilmente alguém diz que chegou porque passou na frente e gostou da localização ou do ambiente”, disse a empresária. “Acredito que a partir de agora a realidade será outra, muito melhor”.

Além disso, ela reclamou da falta de infraestrutura, contando que por muitas vezes seu marido teve que sair de casa, na chuva, para desentupir canaletas do calçadão próximas ao estabelecimento, para evitar alagamento.

Viana também relatou a mesma situação e mostrou fotos de alagamentos. “Essa esquina fica toda alagada”, afirmou o dentista, se referindo ao cruzamento da Nelson de Araújo com a Major Capilé.

Fábio Vicentino, proprietário de uma lanchonete no antigo calçadão, é mais um que comemora a obra. “Acho que a partir da conclusão dessas alterações o índice de clientes não só no meu estabelecimento, mas também nos demais daqui, será maior”. Para ele, aquele espaço só servia para juntar sujeira, proporcionando um aspecto visual negativo para a cidade.

ACED

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) Eduardo Custódio também manifestou opinião favorável à mudança feita pela prefeitura. “O calçadão ‘matou’ aquela região e a revitalização será positiva para o comércio dali”, afirmou.

Com a retirada do calçamento e a abertura da segunda pista da Nelson de Araújo, a prefeitura vai promover uma série de alterações no trânsito naquela área, com a construção de estacionamento no canteiro central, novo semáforo na Weimar Torres e sinalização da via.



Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.