Délia toma posse hoje, às 11h, em cerimonia rápida
A vereadora Délia Razuk (PMDB) toma posse hoje, às 11h, no cargo de prefeita, em uma cerimônia rápida na Câmara de Vereadores.
do Dourados News
A vereadora Délia Razuk (PMDB) toma posse hoje, às 11h, no cargo de prefeita, em uma cerimônia rápida na Câmara de Vereadores. Ela foi notificada ontem de manhã pelo prefeito interino, o juiz Eduardo Machado Rocha, conforme a determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), de que a posse deveria ser imediatamente. O magistrado está no cargo desde o dia 4 de setembro, depois de deflagrada a Operação Uragano da Polícia Federal, que levou para a prisão 29 pessoas no dia 1º, entre elas o prefeito Ari Artuzi, o vice-prefeito, e nove vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Sidlei Alves (DEM). Os três ainda estão presos e até ontem, não havia previsão de relaxamento de prisão.
Depois que o Legislativo voltou à normalidade e Délia Razuk foi empossada como presidente da Câmara, a vereadora passou a ser a primeira na linha de sucessão, de acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM) e a Constituição Federal. No entanto, a confirmação da posse de Délia só foi possível depois do afastamento de Carlinhos Cantor e do julgamento do TJ, que decidiu não manter mais o juiz-prefeito no cargo, já que a linha sucessória foi restabelecida.
Caso não haja nenhuma interpelação judicial favorável aos acusados, Délia deve ficar no cargo de prefeito até dezembro. A permanência no cargo até o final do mandato de Artuzi, em dezembro de 2012 vai depender das decisões judiciais que envolvem principalmente a cassação do prefeito e do vice, caso sejam comprovadas as acusações. Neste caso também existe hipótese de uma nova eleição.
Ontem o advogado de Carlinhos Cantor, José Vanderlei Bezerra, disse que o cliente vai recorrer da decisão do TJ/MS com relação ao afastamento do cargo de vice-prefeito. Ele conta que Cantor, preso na Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac), se negou a assinar o termo de afastamento. No entanto, para a Justiça essa assinatura é indiferente, já que não muda a decisão de posse de Délia Razuk no cargo.
VEREADORES
Como Délia Razuk vai assumir o cargo de prefeita, o suplente Laudir Munareto (PMDB) será empossado. O vereador Dirceu Longhi (PT), vice da Mesa Diretora, agora passa a presidir. Com a decisão de afastamento dos nove vereadores pelo TJ/MS, anteontem tomaram posse seis vereadores: no lugar de Sidlei Alves (DEM), assumiu Pedro Alves Lima (DEM) “Pedro Pepa”; de Aurélio Bonatto (PDT), Alberto Alves dos Santos (Bebeto-PDT); saiu José Carlos Cimatti (PSB) e entrou Elias Ishy (PT); no lugar de Zezinho da Farmácia (PSDB) ficou Walter Hora (PPS); Júlio Artuzi foi substituido por Juarez de Oliveira (PRP) “Juarez amigo do esporte” e Marcelo Barros (DEM) por Alan Guedes (DEM).
Seja o primeiro a comentar!