Dourados é a capital do empreendedorismo
Pelos menos oito mil pessoas devem passar pela Feira do Empreendedor nos três dias do evento que começa nesta sexta; a expectativa é de R$ 1 milhão em negócios
Do agorams
Desta sexta-feira a domingo, a cidade de Dourados será a capital do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. A cidade sedia a Feira do Empreendedor 2012, realizada pelo Sebrae MS com apoio da prefeitura, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na rua Coronel Ponciano, ao lado do Estádio Douradão. A expectativa é de que pelo menos oito mil pessoas passem pela feira nos três dias. O horário de funcionamento é das 14h às 22h.
É a primeira vez que um município do interior do Estado sedia a Feira do Empreendedor. Além Dourados, só Joinville (SC) realiza a feira fora das capitais. A expectativa, além dos oito mil visitantes presenciais, é de outros oito mil virtuais. Além do pavilhão principal, foi montada uma tenda onde ficarão 70 expositores. São 5 mil m² de área de feira. A previsão é de 15 mil atendimentos, 130 capacitações e R$ 1 milhão em negócios.
A abertura oficial é nesta sexta-feira às 19h, com a presença do prefeito Murilo, da diretoria estadual e nacional do Sebrae e demais autoridades. Logo após, no estande da Prefeitura de Dourados, será feito o lançamento do “Perfil Econômico de Dourados”, um estudo que mostra os números econômicos do município, com series históricas.
Empenho
Dourados só conseguiu viabilizar a feira devido ao empenho pessoal do prefeito Murilo, que assumiu o compromisso e cumpriu todas as etapas. A prefeitura chegou a pavimentar uma área de 3.600 m² atrás do pavilhão principal, para instalar um tenda gigante. A região tem em torno de três mil vagas de estacionamento, proporcionando comodidade aos visitantes.
O Sebrae está com uma equipe de 190 profissionais trabalhando na feira em Dourados. Além disso, outras instituições e empresas oferecerão serviços e palestras. O evento atrai para Dourados empresas de diversas cidades do Brasil, entre elas o Google.
Logo no primeiro dia tem rodada de negócios, das 14h às 21h30, envolvendo 11 usinas de álcool e açúcar e 64 empresas. Muitas empresas de Dourados vão negociar serviços e produtos com as usinas.
A feira tem o Cine Sebrae, que exibirá filmes voltados para o empreendedorismo, contando casos de sucesso, como ‘Do que as Mulheres Gostam’, ‘Os Vigaristas’, ‘Náufrago’, ‘Vida de Inseto e ‘Uma Linda Mulher’.
Na Arena tem palestras como ‘As Atitudes e Escolhas que Fazem a Diferença’, ‘Como Vender pela Internet, com André Santos, do Mercado Livre, e ‘Painel Empresários de Sucesso – Fazendo a Diferença nos Negócios’.
Ao todo são 7 salas, com palestras ininterruptas em várias áreas. Há temas como ‘O que esperar quando se investe em marketing digital?’, Atraia clientes usando a sua vitrine’, ‘Quero ser empresário! estou preparado?’, ‘Separando as contas pessoais das contas do seu negócio’, ‘A maquiagem para a mulher contemporânea’, ‘Penteados day by day’, Mercado de trabalho na construção civil’, ‘Desafios para produzir leite com qualidade’, e Cooperativismo e sustentabilidade’. Estão envolvidos nas palestras o Sebrae, Senai, Senac, Correios e outras instituições.
Unidades móveis do Senai, do vestuário e panificação e do Senac, de informática ficarão durante os três dias de feira. O Sesi oferecerá vários mini cursos, entre eles de doce de casca de maracujá, ensopado de casca de melancia e beijinho de mandioca.
Seja o primeiro a comentar!