Fim do visto deve levar mais 300 mil brasileiros aos EUA
Folha S.Paulo
Os Estados Unidos vão receber 316 mil turistas brasileiros a mais todos os anos se o Brasil for incluído no programa de dispensa de visto.
Esse é o cálculo da US Travel Association, entidade que representa empresas de turismo norte-americanas e faz lobby pela dispensa do visto para os brasileiros.
A associação faz a estimativa com base no aumento no fluxo de turistas de outros países que já foram incluídos no programa de dispensa de visto para entrar no país.
O número de turistas brasileiros nos Estados Unidos deve chegar a 1,8 milhão neste ano, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Segundo o governo norte-americano, a espera para se marcar a entrevista do visto americano no Brasil caiu de 140 dias para um a dois dias neste ano, após a implementação de medidas como o aumento de funcionários, de consulados e dos horários de trabalho nos postos.
Grupo que analisa fim de exigência de visto se reunirá no dia 22
A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinou, em julho, um memorando de entendimento criando um grupo de trabalho para facilitação de vistos.
Esse grupo de trabalho vai se reunir pela primeira vez no próximo dia 22, em Washington. O grupo vai cuidar de acordos para compartilhamento de informação que são exigidos para a inclusão do Brasil no programa de dispensa de visto americano.
Os EUA exigem que os países adotem uma série de medidas de segurança para informar rapidamente a perda ou o roubo de passaportes, além de manter padrões de segurança de documentos e das fronteiras.
Hoje há 37 países no programa de dispensa de visto
Seja o primeiro a comentar!