Grupo Marista promove missão solidária em Dourados
De 20 a 27 de janeiro, 66 jovens, alunos e ex-alunos de escolas, universidade e centros sociais Maristas, com idade entre 17 e 25 anos, passarão parte de suas férias de forma diferente. No lugar de passeios ou descanso, o grupo vivenciará a rotina de moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social. Partindo de cidades como Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Itapejara d'Oeste (PR), Jaraguá do Sul (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP), os estudantes estarão reunidos nas comunidades Jardim dos Estados, Jardim Piratininga, Jardim Santa Brígida, Vila Aracy e Vila Barros, para trocar experiências e participar de uma série de atividades educativas e humanitárias junto aos moradores.
Entre as iniciativas, os estudantes terão a oportunidade de conviver com as famílias das comunidades, sendo acolhidos por essas em suas casas. A programação também inclui oficinas socioeducativas, além de encontros formativos sobre os direitos e situação das Comunidades Indígenas no Mato Grosso do Sul, com a presença da prof. Teodora (Indígena Terena) e do técnico da FUNAI Dourados, Maurício Costa. Os missionários ainda organizarão mutirões para melhorias em obras locais, como a pintura do muro da capela São Vicente Palotti, em Vila Barros, e a construção da casa da família de D. Tereza Francisca de Souza.
Dona Tereza, 73 anos, reside no Jardim Piratininga, onde mora com um filho e quatro netas. Três delas sofrem de epilepsia e necessitam de acompanhamento especial. Lideranças da comunidade, sensibilizadas pela situação, percorreram lojas com listas de material de construção e, na próxima semana, os jovens estarão empenhados em auxiliar na construção de uma nova casa para a família.
A ação faz parte do projeto Missão Solidária Marista, realizado desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e os valores dos jovens e da própria comunidade, a fim de que se tornem agentes de transformação social. Em todas as iniciativas a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como verificar prioridades junto às comunidades.
De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social, favorece a convivência, possibilitando uma troca de experiências enriquecedora e a educação para a solidariedade.
Sobre o Grupo Marista
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Maristade Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádiosprezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse:
www.grupomarista.org.br
(2) Comentários