Dia dos AVÓS


Os avós trazem o sentido da continuidade e da estabilidade numa sociedade onde os jovens convivem cotidianamente com o descartável e com a falta de compromisso e de palavra Os avós trazem o sentido da continuidade e da estabilidade numa sociedade onde os jovens convivem cotidianamente com o descartável e com a falta de compromisso e de palavra

Nesta segunda-feira dia 26 de julho, a Igreja celebra Sant’Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição cristã, são os pais de Maria, a mãe de Jesus. Santana é também Padroeira secundária da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. São Joaquim e Santana exercem singular importância na história da salvação: deram à luz Maria que viria a se tornar o tabernáculo vivo de Deus feito homem. Foi o ensino deles que a levou a corresponder à ação do Espírito Santo e assim acolher o pedido de Deus com fé. Foi o ensinamento e o exemplo de seus pais que Maria Santíssima deve ter seguido e com este exemplo também ensinou seu filho Jesus. Foi esta fé que a colocou na coragem para assumir, mais tarde, a cruz que seu filho carregou.

Sant’Ana foi homenageada desde os primeiros tempos do cristianismo. Igrejas foram dedicadas em sua honra, e os Padres, especialmente das Igrejas Orientais, exaltavam a sua santidade de vida. Por sua vez, também São Joaquim tem devoção comprovada desde o Século VI, e é venerado em diversos países.

Na iconografia cristã, o casal é freqüentemente retratado com Maria e segurando um livro das Escrituras, ensinando sua filha as Sagradas Escrituras. Por isso, neste dia a Igreja recorda a importante, e até mesmo fundamental missão, que os avós exercem no seio das famílias. É a tradição, cultura, civilização que os sábios transmitem aos mais novos. Quando perdemos esse elo a realidade do mundo perde também suas raízes.


Clique aqui e Siga a Rádio Coração no Twitter

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.