FCMS e SEBRAE realizam oficinas de artesanato em Itaporã e Iguatemi
Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e em parceria com o Sebrae/MS e a prefeitura de Itaporã, realiza de 3 a 27 de junho a 1ª etapa da oficina de Design de Rótulos. O curso, inserido dentro do projeto Artesania, acontece na gleba Santa Terezinha, distrito de Itaporã.
A oficina será ministrada pela design Mary Saldanha, que aplicará sua experiência na área em um curso voltado para a comercialização dos doces de goiaba e derivados produzidos no município.
De acordo com Arlene Barboza Vilela, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, a oficina ganha importância ao inserir no mercado, de forma organizada e distinta, os produtos artesanais regionais. “A apresentação desses produtos com rótulos diferenciados os distinguem dos demais”, assegura.
Artesanato em Iguatemi
Paralelamente a oficina de Rótulos de Itaporã, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desenvolve em Iguatemi a Oficina Técnica de Bordados, ministrada pela artesã Edna Correia de Souza. As aulas acontecem de 6 a 16 de junho e dão continuidade a um primeiro curso, realizado no ano passado.
As aulas beneficiarão 30 alunas e somam 80 horas/aula, das 8h ao meio dia e das 13h30 às 17h30. O curso acontece na prefeitura municipal, localizada na Avenida Laudelino Peixoto, nº 871, no Centro.
O objetivo da oficina é aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelas artesãs do município, valorizando seus saberes e adequando-os ao mercado. Ainda este ano a Fundação de Cultura realizará mais uma oficina no município. O curso será voltado ao design, para a criação de uma linha de produtos de bordados, pintura e crochê.
Artesania
Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.
Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, “o Estado investe fortemente em oficinas com as de Itaporã e Iguatemi, visando, além do aprimoramento no fazer artesanal, a apresentação dos produtos trabalhados e a melhor inserção no mercado, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem do artesanato”.
Serviço Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura, basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.
Seja o primeiro a comentar!