Jogos Escolares da Semana Indígena começam nesta quarta

Assessoria
Alunos da Escola Rosa Câmara participam de evento cultural em comemoração ao Dia do Índio

Crédito: A. Frota

Começam nesta quarta-feira às 7h30, na Vila Olímpica Indígena, os jogos escolares da 2ª Semana dos Povos Indígenas. A programação da Semana vai de 15 a 22 deste mês para lembrar o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. A Vila Olímpica localizada na Aldeia Bororó vai sediar as competições de todas as modalidades.

A programação da Semana dos Povos Indígenas é organizada pela Prefeitura de Dourados através de várias secretarias municipais e prevê a realização de exposições com mostras da arte e cultura indígena, fotografias e vídeos do Projeto Clube de Comunicação Popular com jovens indígenas, concurso de Mister e Miss indígena, ações esportivas e culturais e seminários.

As atividades começaram na segunda-feira com uma programação interna para alunos das escolas localizadas nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Na tarde desta terça (16), estudantes do quarto ano da Escola Municipal Rosa Câmara assistiram a uma apresentação de dança por um grupo indígena, em comemoração ao Dia do Índio, na Biblioteca Chester Bonfim, localizada na Praça do Cinquentenário.

Durante esta semana acontece o concurso de Miss e Mister Indígena na quinta às 19h30; na sexta às 8h tem o lançamento da Coordenadoria de Assuntos Indígenas. Os dois eventos são na Vila Olímpica. Também no dia 19, às 8h, tem Café Intercultural com acadêmicos indígenas e às 10h um debate sobre direitos indígenas, no anfiteatro do bloco 10 da Unigran. Às 19h haverá palestra na Câmara de vereadores.

Para o sábado (20) está programada a realização de uma grande ação social na Vila Olímpica, com a prestação de vários serviços à comunidade. Na segunda, dia 22, acontece o encerramento da programação, com uma mesa redonda às 14h, no anfiteatro do bloco I da Unigran, com o tema “Cultura Indígena: conhecimento tradicional”.


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.