Ministério da Saúde alerta para manuseio de fogos de artifício


 
Todo cuidado é pouco para manusear os artefatos Todo cuidado é pouco para manusear os artefatos

Do MS JÁ

O Ministério da Saúde emitiu alerta para o manuseio de fogos de artifício nas festas de réveillon. O alerta é que esses artefatos podem resultar em mortes ou queimaduras graves quando não manuseados adequadamente.

Dados do ministério mostram que entre janeiro e outubro deste ano, cinco mortes foram registradas em decorrência de fogos de artifício. Neste mesmo período, 461 pessoas foram internadas em virtude deste tipo de acidente. E, nos últimos dez anos, mais de cem brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo.

Segundo a coordenadora-geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o ideal é evitar manusear os fogos, mas, caso isso seja necessário, o importante é seguir sempre as instruções do fabricante: “jamais carregar bombinhas nos bolsos, nunca acender o artefato perto do rosto e sempre manter distância de outras pessoas e de instalações elétricas no momento de acender fogos de artifício”, alerta.

Outro alerta dado por Deborah Malta é não associar os fogos ao uso de bebida alcoólica. “Por serem extremamente perigosos, fogos de artifícios são proibidos para menores de 18 anos e os adultos devem evitar que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões”, observa.

Em caso de acidente, não devem ser usadas pomadas, borra de café, pasta de dente ou qualquer outro tipo de remédio, o ideal é acionar o socorro médico e lavar o ferimento com água corrente pra aliviar a dor.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.