Defesa Civil confirma mais uma morte pela chuva em Pernambuco
Em Palmares (PE), moradores estão novamente ilhados.
Em Pernambuco e em Alagoas, foram registrados 54 óbitos.
fonte:G1
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informa que mais uma pessoa morreu em consequência das chuvas. Um homem de 34 anos foi arrastado pela enxurrada em Gameleira. Com isso, chega a 20 o número de óbitos registrados no estado, nos últimas semanas.
Em Alagoas, outro estado que registrou estragos por causa dos alagamentos, 34 pessoas morreram e 28 municípios foram atingidos.
A Defesa Civil pernambucana informa ainda que as chuvas danificaram mais de 14,1 mil casas no estado, além de 142 pontes e 4,4 mil quilômetros de estradas.
No fim de semana, voltou a chover com mais intensidade. Em Palmares (PE), moradores e comerciantes de Palmares estão ilhados novamente. O nível da água alcançou cerca de um metro de altura no Centro do município. A inundação ocorre na parte baixa da cidade por causa do solo já encharcado. Na semana passada, a água atingiu seis metros de altura.
Nesta segunda-feira, decreto publicado no "Diário Oficial" da União libera o saque do FGTS dos moradores dos municípios prejudicados. E o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que os pagamentos do Bolsa Família referentes a junho e julho foram antecipados para os beneficiários afetados pelas enchentes nos dois estados.
Ajuda da Venezuela
O governo alagoano informou que, no domingo (27), recebeu cerca de sete toneladas de donativos que saíram da Venezuela. Entre os produtos enviados estão alimentos, água, roupas, colchões e cobertores que deverão ser distribuídos entre as famílias prejudicadas pelas enchentes.
A Defesa Civil de Alagoas diz que 950 pessoas trabalham no atendimento e resgate dos moradores atingidos pela chuva. Fazem parte dessa equipe bombeiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Mais um hospital de campanha deve ser montado nesta segunda, em Murici.
A administração estadual informa ainda que está trabalhando para restabelecer a comunicação e o abastecimento de água. Permanecem sem água moradores de Branquinha, Murici, Capela e Santana do Mundaú.