Brasil lança logo e promete Copa 2014 verde e transparente
Fonte: Reuters
No lançamento do logotipo da Copa do Mundo de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta quinta-feira, 8, que o Brasil fará um Mundial verde, transparente e inesquecível.
"A organização terá a máxima transparência. Todos os gastos públicos serão colocados na Internet", disse Lula em discurso em Johanesburgo, citando também a questão ambiental como preocupação do país.
"Faremos uma Copa verde como nossas florestas. Sustentabilidade ambiental é uma prioridade e será uma das marcas do nosso país", afirmou ele, sem dar detalhes do plano.
"Com o Mundial teremos a oportunidade de mostrar ao mundo um novo momento do Brasil...Teremos uma economia ainda mais relevante no cenário internacional."
Lula também elogiou o torneio sediado pela África do Sul e disse que o Brasil vai tirar lições do que foi feito este ano.
"Vamos aprender com eles, aliás, estamos aprendendo com eles, para que a Copa de 2014 seja um sucesso maior ainda. É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios", disse.
"Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso. Podem cobrar", completou ele, afirmando que não estará mais no cargo de presidente --seu mandato termina no fim do ano-- mas que poderá ajudar como "amante do futebol".
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do comitê organizador da Copa-2014, Ricardo Teixeira, prometeu que o torneio terá a cara do país. "Agora é a hora do Brasil entrar em campo. Vai ser uma festa cheia de música, alegria e também de organização", destacou.
O evento para lançar o logotipo oficial da Copa teve apresentações musicais, incluindo Vanessa da Matta, e depoimentos de brasileiros de destaque mundial, como Gisele Bundchen, Hans Donner, Ivete Sangalo, Paulo Coelho e Oscar Niemeyer, que participaram do julgamento para escolher o emblema. Além deles, votaram Ricardo Teixeira e o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.
A logomarca escolhida mostra três mãos juntas formando o troféu em verde-amarelo. 2014 aparece em vermelho.
O Brasil vai sediar uma Copa pela segunda vez, depois de receber o torneio em 1950.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, destacou que fazia muito tempo que o país não tinha a oportunidade de organizar o evento e que a última vez que a Copa aconteceu na América do Sul foi em 1978 na Argentina.
"Futebol é uma religião no Brasil, vocês escreveram a história do futebol, vocês têm cinco títulos mundiais", afirmou.