Nova safra começa sem soja para venda
Correio do estado
No início de uma nova safra, a situação é crítica para Mato Grosso do Sul: não há mais soja. Praticamente todos os 4,6 milhões de toneladas da oleaginosa foram comercializados pelos sojicultores, quadro que transformou o Estado de produtor para importador do grão. Para não faltar o produto no mercado interno, as autoridades regionais vão comprar aproximadamente 50 mil toneladas de soja boliviana.
Para o leigo, pode a falta de soja pode parecer problema do campo, ou apenas “técnicos”, porém a falta do grão, e do milho – que vem seguindo a mesma tendência de alta na exportação e queda nos estoques -, afeta diretamente o bolso do consumidor.
“Acabou a soja, não existe mais espaço para a elevação de estoque e, consequentemente, para a exportação”, resumiu Tânia Tozzi, analista chefe da equipe de grãos da Rural Business, empresa especializada em consultoria no agronegócio. Para se ter uma ideia, o volume de soja exportado pelo País entre janeiro e setembro deste ano foi superior aos 12 meses de 2011, e maior que as exportações de 2008 e 2009 juntas.
Seja o primeiro a comentar!