Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam em julho


Assessoria

A respeito da polêmica sobre a determinação da Caixa Econômica Federal (CEF) que exige asfalto e rede de esgoto como itens obrigatórios para liberação de financiamentos de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) afirmou na noite de 25, sexta-feira, que fontes ligadas à Caixa, em Brasília, informaram que o banco ainda vai financiar imóveis que não atendem as novas regras, desde que a entrada do projeto seja feita até 30 de junho.

Segundo Vander, a exigência de asfalto e esgoto na via em que se encontra o imóvel será solicitada oficialmente a partir do mês de julho, permitindo, assim, que imóveis que estão fora das novas condições estipuladas para o financiamento possam ser concluídos e comercializados, sem que os compradores e vendedores sejam prejudicados nas negociações.

“É uma boa solução definida pela Caixa para não pegar de surpresa compradores e vendedores de imóveis. Com o adiamento da exigência, a Caixa vai dar condições para que todos os envolvidos em negociações atuais possam concluí-las sem maiores prejuízos”, afirmou o parlamentar, que participou de Audiência Pública na Câmara Municipal sobre o tema. Assessoria de Comunicação deputado Vander

Audiência Pública

Para o deputado Vander Loubet (PT-MS) a CEF pode avançar ainda mais para atender aos protestos contra as novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida, que estabelecem infraestrutura de asfalto e esgoto como itens obrigatórios para liberar os financiamentos. Na manhã de segunda-feira, 28, ao participar de Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, o parlamentar foi enfático ao destacar que o governo federal tem a sensibilidade de socorrer o clamor legítimo da sociedade e disse que na próxima quarta-feira deve ser realizada nova reunião ente a bancada federal sul-mato-grossense e diretores da Caixa.

“É indiscutível a legitimidade das manifestações de construtores e dos interessados em fazer seu financiamento. Precisamos olhar não somente a árvore, mas toda a floresta, pois nesse processo estão diversos interesses e demandas. São os construtores, são operários da construção civil e de diversos ramos da economia, são os compradores e existe ainda a questão da infraestrutura necessária”, ponderou Vander. “Entendo que, imediatamente, é imperativo atender quem faz casas e gera emprego, quem se emprega e quem precisa da casa para viver”, acrescentou. E na segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida, a exigência de asfalto e esgoto é um dos itens dos critérios de financiamento. A nova base reguladora do programa está contida na MP 514/10, que deverá em breve ser debatida no Congresso Nacional.

Reforma Política

A Câmara instala hoje, às 12h, a Comissão Especial que vai discutir os projetos de Reforma Política em tramitação na Casa. Os 40 deputados indicados pelos líderes para integrar a Comissão terão 180 dias para buscar um consenso sobre temas polêmicos como o financiamento público de campanha, o fim das coligações, a cláusula de desempenho para partidos, o sistema de listas, entre outras mudanças nas eleições.

MP que pune servidor por quebra de sigilo

O presidente da Câmara, Marco Maciel, reúne-se hoje, às 15h, com os líderes partidários para discutir a pauta desta semana. As sessões ordinárias estão trancadas por oito MPs. Uma delas, a 507/10, que pune com demissão o servidor público que usar indevidamente o seu direito de acesso restrito a informações protegidas por sigilo fiscal, ou facilitar o acesso de pessoas não autorizadas, perderá validade no dia 16 de março. Disse o líder do Governo, Cândido Vaccarezza, que pretende votar pelo menos essa MP até amanhã.


(18) Comentários

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Boa tarde comprei um imóvel pelo projeto minha casa minha vida, em frente da casa so foi feito um anti-pó, que esta se deteriorando todo, o construtor me falou que agora já não pode fazer mais nada. Com quem devo buscar esclarecimento sobre esse fato pois so se passaram dois (2) anos.
imagina com cinco vai cair ate minha casa.

 
Sergio luis sutil em 02 de dezembro de 2013 às 15:23

essa lei do asfalto também vale para os financiamentos da caixa que não seja pela minha casa minha vida, para valores maiores...

aguardo retorno

 
elisabete em 12 de julho de 2012 às 18:24

essa lei do asfalto também vale para os financiamentos da caixa que não seja pela minha casa minha vida, para valores maiores...

aguardo retorno

 
elisabete em 12 de julho de 2012 às 18:23

a caixa fará novas determinações pelo que li em agosto, até lá tenho enviado e-mail a câmara de deputados ao senado ao minísterio das cidades e a sua prefeitura pedindo que intervenham, mobilizem-se.

 
Rosa em 23 de julho de 2011 às 19:41

Não sei onde o Deputado escutou isto, meu terreno não tem asfalto, e na caixa não aceitam que eu de entrada no processo. Por favor me mandem informação correta sobre este assunto, meu email é [email protected]
Agradeço se alguem puder me informar.
Washington

 
washington em 15 de julho de 2011 às 18:15

bom entaum eu posso dar entrado no meu financiamento???pq o meu terreno n tem rua....

 
Josana em 03 de maio de 2011 às 09:22

Comprei um terreno em janeiro de 2011 e já começei a construção da casa,lá tem asfalto mas não tem rede de esgoto.Quero saber se vou poder vender através do finaciamento minha casa?

 
Antonio Rocha em 26 de abril de 2011 às 21:50

é tudo uma farça,dilma nunca mais.

 
maria sente muito em 23 de abril de 2011 às 22:08

é tudo uma farça,dilma nunca mais.

 
maria em 23 de abril de 2011 às 22:07

pavimente meu zovo então...

 
paulao em 15 de abril de 2011 às 15:14

e muito triste saber, que sonho de muita gente se foi, pois na minha cidade, apenas o centro e asfaltado, a maioria e estrada de chao, entao aqui acabou o sonho da minha casa minha vida.

 
edna em 15 de abril de 2011 às 12:44

gastei o dinheiro que eu tinha pra regularizar meu terreno fazer a planta da casa, quando fui dar entrada pra financiar a construçâo pelo programa minha casa minha vida me disseram que parou tudo devido as novas regras do programa. mas meu terreno tem asfalto e esgoto. quero saber, tambem tenho que esperar ate junho?

 
Edson Almir Rodrigues em 11 de abril de 2011 às 11:33

Pensei que no decorrer deste ano meu sonho seria realizado. Quando soube das novas regras perdi o chão. Não tive coragem de contar para meu filho que o sonho da nossa casa estava adiado. Mas se o prazo da entrada do projeto é até 30 de junho, por que a Caixa não está aceitando as negociações com as construtoras? A quem devemos recorrer?

 
Cláudia em 03 de abril de 2011 às 15:40

isto e uma falta de respeito com o povo brasileiro sou um pequeno construtor tenho 6 casas comecadas a construir num terreno sem asfalto mas com esgoto agua e luz e com estas noticias de agora vou ter que parar pois nao sei que fazer minhas economias estao todas investidas neste projecto concordo que onde nao tem agua ou luz ou esgoto que se tome essas medidas mas asfallto !!!!
e tambem nao concordo com o tempo que eles deram de prazo ate junho tem que dar pelo menos um ano de prazo para todas as pessoas resolverem suas construcoes e seus processos pendentes

 
frustrado em 01 de abril de 2011 às 17:22

Tudo mentira esta pseudo prorrogaçao de prazo para venda sem asfalto até 30 de junho. Sou pequeno construtor e fui negado na vistoria de entrega de 08 casas todas ja com carta de credito aprovado por que o lote nao tem asfalto na frente, estou a 50 metros do asfalto num lugar dentro da cidade de Extrema MG. Ninguem divulga a verdade dessa barbaridade que o governo federal via programa minha casa minha vida esta fazendo com a populaçao mais carente de moradia nesse pais.

 
Ronaldo Costa em 18 de março de 2011 às 05:06

O governo transfere para o setor privado uma obrigação que é do poder público. Afinal quem vai pagar pela infra estrutura é quem vai comprar a casa, pois o contrututor ao ser obrigado a fazer saneamento, pavimentação etc. vai embutir esses gastos no preço do imóvel, deixando as pessoas com menor renda de fora do programa, afinal o cidadão já paga imposto (IPTU) e vai pagar de novo na hora de comprar a casa.
O governo federal tomou esta medida porque tem que cortar gastos, com isso vai diminuir e muito a chance dos pequenos adquirir sua casa própria, pois ele cobra dos contrutores que até a rua seja pavimentada, quando sabemos que a maioria das cidades do interior, nem a rua principal da cidade a prefeitura pavimentou. Porque agora cobra isto dos contrutores. Mais uma vez o pobre paga a conta.

 
Maria aparecida D.Silva em 08 de março de 2011 às 18:30

foi uma falta de vegonha do governo em antercipar as novas regras do programa minha casa minha vida, q era para ser no ano q vem, espero q eles segure até junho para apricar elas...gostaria de saber se posso financiar um imovel usado em uma rua sem pavimenta até junho... me manda respostar

 
carlos em 07 de março de 2011 às 04:00

foi uma falta de vegonha do governo em antercipar as novas regras do programa minha casa minha vida, q era para ser no ano q vem, espero q eles segure até junho para apricar elas...gostaria de saber se posso financiar um imovel usado em uma rua sem pavimenta até junho... me manda respostar

 
carlos em 07 de março de 2011 às 03:59