Dourados: Pesquisa aponta taxa de obesidade acima da média


Do jornal O Progresso

DOURADOS - A pesquisa “Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Adultos no Município de Dourados”, realizada pela professora da Unigran, Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani, chegou ao fim com resultados alarmantes. Segundo o estudo, Dourados apresenta taxas de obesidade acima da média nacional, assim como outros números que preocupam.

O trabalho, que durou 12 meses, foi pioneiro no Mato Grosso do Sul. Segundo a professora, pesquisas sobre obesidade em crianças são comuns, mas o mesmo não acontece com adultos. “Existem muitas pesquisas com escolares, para observar se a obesidade infantil se tornará obesidade adulta, agora em adultos, de 20 a 59 anos, esta pesquisa foi a primeira”, diz.

Os resultados da professora mostraram que 36% da população douradense apresenta sobrepeso, enquanto que 28% apresentam obesidade. O número de obesos é o dobro da média nacional que, em um estudo divulgado recentemente, ficou em 14%. Já a circunferência da cintura estava elevada em 64% dos entrevistados.

Agora, estes resultados podem auxiliar o governo municipal a elaborar projetos para atender esta parcela da população. A pesquisa inédita também abre espaço para novos questionamentos. “Existe outra pesquisa acontecendo sobre consumo de sal, que é parte da minha. São muitos estudos que podem sair depois deste resultado, agora o ideal é que novas pesquisas investiguem o porquê desses altos índices de obesidade”, conta a professora.

O trabalho realizado pela professora Julice foi um dos mil escolhidos em todo o Brasil para ser apresentado no World Nutrition Rio 2012, congresso internacional de saúde realizado no Rio de Janeiro, este ano. A esperança da professora, agora, é que o trabalho auxilie na implantação de políticas públicas e na produção científica em Dourados.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.