PF, Receita Federal e MPF deflagram operação Alquimia
Por O Globo
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira a Operação Alquimia, um plano com o objetivo de combater uma organização suspeita de fraudar o Fisco, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 1 bilhão.
As investigações tiveram início quando a Receita detectou indícios de crimes contra a ordem tributária em uma empresa. O esquema utilizaria laranjas para dissimular operações comerciais e financeiras com intuito de não recolher os tributos devidos ao Fisco.
São cumpridos 31 mandados de prisão, 63 conduções coercitivas e 129 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. A Justiça Federal também decretou o sequestro de bens, incluindo veículos, embarcações, aeronaves e equipamentos industriais e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos.
Segundo a Receita, participam da operação cerca de 90 auditores fiscais da Receita Federal e cerca de 500 policiais federais. As ações ocorrem simultaneamente em 12 estados: MG, BA, AL, CE, ES, PR, RS, SP, SC e SE.
A Receita já fiscalizou 11 empresas do grupo investigado, com um total de R$ 110 milhões em créditos tributários constituídos. Um dos resultados esperados com a operação é a satisfação desta dívida junto ao Fisco.
Seja o primeiro a comentar!