Plebiscito para mudar o nome do Estado pode sair ano que vem


Do MS Já

Pode mesmo ser realizado um plebiscito para trocar o nome do Mato Grosso do Sul. Esta semana os deputados que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovaram o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto. Assinam o projeto os deputados Antônio Carlos Arroyo (PR) e Marcio Monteiro (PSDB).

A idéia é que o plebiscito ocorra simultaneamente ás eleições municipais do ano que vem. Para que isso ocorra é preciso que a proposta passe pelo menos por mais duas votações no Legislativo estadual e poderá entrar em vigor sem depender de sanção do governador André Puccinelli.

A medida ganhou mais força agora, mas, é discutida desde do governo Zeca do PT, que queria mudar o nome para Estado do Pantanal. A Assembléia não deixou claro se após o primeiro plebiscito haverá um segundo para decidir o nome do Estado, o que só poderia ocorrer simultaneamente á uma nova eleição, ou seja, em 2014, quando haveria eleições para o Governo do Estado.

Se isso acontecesse, o novo governador assumiria já com a nova denominação do atual Mato Grosso do Sul, que já foi erroneamente confundido com Mato Grosso por personalidades e celebridades de todo o país.


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.