Ponto de Vista destaca os 77 anos de Dourados


Reynaldo Felix
vista noturna de Dourados/Ms vista noturna de Dourados/Ms

O programa Ponto de Vista do próximo sábado, (22) abordará como tema: Os 77 anos da cidade de Dourados. Município Fundado em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande.

A partir dos anos 50, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 70.

Nos anos 90, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul.

De acordo com estimativas do IBGE de 2011, possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul (depois da capital), além de ser o 136º maior município brasileiro e o 55º maior município interiorano do Brasil.

O município possui uma agenda cultural variada, atraindo muitos visitantes por eventos como a Expoagro se destacando também como cidade universitária, pois conta com 6 universidades, sendo duas delas públicas. É comum estudantes do Centro-Oeste e do resto do Brasil vierem morar aqui para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

A cidade, que completa 77 anos no dia 20 de Dezembro, tem o segundo maior PIB entre os municípios de MS, representando cerca de 8% do total das riquezas produzidas no estado, e o 158º maior PIB entre os municípios do Brasil e o 68º lugar entre os municípios interioranos brasileiros.

Participações:

-Adiles do Amaral Torres: Diretora Jornal O Progresso(foi casada com Weimar Gonçalves Torres, falecido em 1969)

-Prof. Paulo Roberto Simó Queiroz :Prof. História U.F.G.D.

-José Elias Moreira: Ex- Prefeito de Dourados e Dep. Federal anos 80.

-Cláudio Xavier: Jornalista que falará, entre outras coisas, da implantação da Colônia Agrícola de Dourados 1943.

-Antonio Neres – Jornalista que atuou e atua nos principais meios de comunicação desde os anos 70 aqui em Dourados.

-Alfredo Barbara Neto – Diretor Jornal Diário Ms.

O Programa Ponto de Vista vai ao ar todos os sábados das 7:30 h às 9:00 h, com a presentação padre Crispim Guimarães e produção de Ozair Sanábria e do Jornalista - Reynaldo Felix


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.