Prefeitura de Dourados prepara atividades da Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito deste ano será entre os dias 18 e 25 de setembro. Em Dourados, a prefeitura através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) já começaram a definir a programação, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira.
O tema da campanha deste ano é “Década Mundial de Segurança no Trânsito: Álcool e suas Consequências”. O seminário que será realizado na abertura da Semana terá foco voltado ao consumo de bebida pelos condutores. Ainda durante a programação haverá blitz nas ruas e bares à noite, nos finais de semana.
Abrangendo estas e outras temáticas, ainda está prevista a realização de blitze educativas nas principais avenidas durante o dia; palestras em escolas, indústrias e universidades e conscientização em 70 igrejas católicas e evangélicas. Também haverá passeio ciclístico e uma passeata em memória das vítimas de violência no trânsito.
Outra atividade será a “Um Minuto de Reflexão no Trânsito”, em que os carros ficarão parados por este tempo nos limites de uma quadra no centro da cidade. A atividade é para lembrar aos condutores a importância de ter prudência a paciência ao conduzir veículos.
“É o momento de evidenciar o tema trânsito. Além de ser obrigatória pelo Código de Trânsito Brasileiro, a semana é a hora de despertar os condutores sobre seu compromisso com a segurança no trânsito”, afirmou Cristhian Lelis, gestor de educação para o trânsito da Agetran.
Também participaram da reunião para preparar as atividades da Semana o Sest/Senat, Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar e Samu, parceiros da Agetran e da prefeitura. A próxima reunião para definir o evento será dia 14 deste mês, às 9h, na sede do Detran.
A intenção é montar uma programação voltada à conscientização, já que a imprudência é a principal causa de acidentes de trânsito. “É preciso que os condutores dirijam com segurança e respeitem a sinalização”, lembrou o gestor. Em Dourados, a prefeitura tem feito adequações para melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes.
No novo sistema de trânsito determinado pelo prefeito Murilo na região Vila Maxwell, por exemplo, houve alterações nos sentidos da mão de direção e as conversões em diversas ruas. A prefeitura ainda ampliou a sinalização das vias e melhorou a visibilidade de placas e faixas de contenção onde já existia. Neste ano ainda foram contratados agentes de trânsito para fiscalizar e inibir a imprudência dos condutores.
Seja o primeiro a comentar!