Representantes do Ensino Superior Católico do Brasil se reúnem em Campo Grande


Da CNBB

Cerca de 60 reitores e diretores de Instituições de Ensino Superior Católico (IES Católica) participaram do 3º Fórum das IES Católicas, dias 10 e 11, no Grand Park Hotel, em Campo Grande (MS). Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento contou com a participação do presidente da ANEC e reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni; do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva, e pessoas de várias outras instituições de ensino superior do país.

O padre Marinoni ressaltou a importância da união entre instituições. “Como presidente da ANEC, gostaria de lembrar uma particularidade muito importante para todos nós: a união. Vamos nos unir e, ao mesmo tempo, trabalhar em conjunto no ensino, na pesquisa e na extensão. Não podemos ficar calados diante das injustiças que estão aí sendo propaladas. É importante fazer ouvir a própria voz”, enfatizou.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (GO), Wolmir Therezio, relembrou a trajetória das instituições católicas e suas associações, parabenizando pela presença dos gestores. “Noto uma participação expressiva de reitores, pró-reitores. É dessa presença que tornaremos a articulação melhor”.

Discussões

O reitor da PUC Goiás foi o primeiro palestrante do evento. Na ocasião, Wolmir abordou o tema “Uma provocação: A possibilidade da atuação conjunta entre as IES Católicas”. Em seguida, foi apresentado o case “As redes sociais e o novo modelo geracional na educação superior”, pelo padre Gildásio Mendes dos Santos, Diretor da Faculdade Salesiana de Santa Teresa (MS).

Na sequência das apresentações, o debate mediado pelo irmão Clemente Juliatto reuniu o pró-Reitor de Extensão da Universidade Católica de Brasília (UCB), doutor Ricardo Spíndola, e a reitora da PUC Campinas (SP), doutora Ângela Engelbrecht. O primeiro falou sobre “Os desafios acadêmicos da ampliação do ensino superior brasileiro”, enquanto a gestora apresentou o “Vestibular Social”— projeto desenvolvido na Instituição sob sua direção, da qual, nos moldes do ProUni, garante bolsas integrais aos acadêmicos selecionados.

Já o presidente da Comissão para a Educação e Cultura da CNBB, dom Giovani Mol, apresentou o 2º Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, evento que faz parte da pré-Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no mesmo ano.

Duas experiências positivas foram abordadas no painel coordenado pelo padre Marcelo de Aquino, da Unisinos, com os cases “Projeto de Semicondutores da Unisinos - Internacionalização da Universidade”, pelo professor Cristiano Richter; e “Rede Inovapuc: uma experiência na implantação do modelo da hélice tríplice”, pelo doutor Jorge Luis Nicolas Audy, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-RS.

“Reestruturação das Unidades Acadêmicas — uma proposta de gestão de portfólios acadêmicos” foi o tema debatido pelo vice-reitor da PUC Paraná, Paulo Mussi, enquanto o doutor Paulo Fossati, do Centro Universitário La Salle, abordou “Ballanced Scorecard”.



Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.