Saiba dar limite às crianças diante da TV


Do DouradosNews

As crianças se encantam pelos desenhos animados, que hoje são oferecidos por um amplo leque de canais da TV aberta e por assinatura. Os sons e as luzes captam a atenção da meninada, que acaba trocando as brincadeiras pelo sofá.

Porém, a recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP) é que crianças menores de cinco anos de idade devem ter menos de duas horas de televisão (incluindo TV, DVD e jogos no computador ou vídeo game) por dia. "Ficar muito tempo assistindo à televisão não é saudável, principalmente na fase em que a criança precisa desenvolver mais atividades motoras. Para trabalhar coordenação ela precisa interagir", afirma a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto.

É importante que o filho veja os programas com o acompanhamento de um adulto que poderá avaliar se a mensagem transmitida está de acordo com os valores da família. "Desenhos que incitem a violência sempre precisam ser evitados, mesmo que seja a luta do bem contra o mal. Às vezes a criança não tem discernimento para entender que não se deve usar da força física para conseguir um objetivo", diz.

Muitas vezes, quando os colegas acompanham e conversam sobre algum desenho, o filho tende a querer assisti-lo para fazer parte da turma. "Se esse for o caso e os pais não concordarem com a mensagem do desenho, é importante assistir junto e explicar porque discordam daquele desenho", explica Quézia.

Para as crianças mais velhas, por volta de 9 anos, é preciso ter mais cautela.Nessa fase elas começam a se interessar por seriados voltados para o público adolescente e não são adequados para a faixa etária. "As séries adolescentes já começam a tratar de questões sexuais, que devem ser postergadas".

Dicas para que a TV esteja dentro de limites saudáveis - Prefira canais que tenham programação educativa, que ensinem formas, cores e cultura;

•Evite desenhos que incitem a violência e a agressividade;

•Nunca deixe o controle remoto com as crianças;

•De vez em quando assista aos desenhos com seu filho e converse sobre o que ele entendeu;

•Não aliene seu filho proibindo TV;

•Deixe que a criança assista a, no máximo, dois desenhos por dia;

•Incentive que seu filho saia da frente da TV para jogar jogos e brincar com outras crianças.

Coletânea Editorial



Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.