Secretário da CNBB ministra curso ao clero em Dourados
Fonte: Diário MS
O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), bispo Dom Dimas Lara Barbosa, ministrou nesta semana um curso de reciclagem e formação permanente aos membros do clero da Diocese de Dourados, formado por padres, irmãs e diáconos. O curso, intitulado de “Formação Permanente do Clero e da Vida Religiosa”; o evento terminou ontem.
Conforme o padre Crispim Guimarães, assessor de comunicação da Diocese de Dourados, o curso de reciclagem é realizado anualmente pelo clero, como forma de propiciar a troca de experiências e a atualização das atividades realizadas pela igreja católica em Dourados. O curso conta com a participação de pelo menos 200 pessoas.
Dom Dimas Barbosa foi responsável por passar aos membros do clero as orientações e encaminhamentos previstos no “Documento de Aparecida”, elaborado em 2007 durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. O documento estabelece parâmetros de atuação da igreja católica diante de diversos temas discutidos amplamente em nível mundial. Essas adaptações previstas no documento implicam em novos procedimentos para o desenvolvimento das atividades paroquiais, como catequese, pastorais e comunidades.
“É um prazer estarmos novamente em Dourados para participar de uma atividade de formação tão importante como essa. Trata-se de uma espécie de curso de reciclagem e atualização, onde passamos aos membros do clero diocesano os principais aspectos previstos no Documento de Aparecida e que estão sendo amplamente discutidos e implementados pela igreja católica”, comentou o secretário-geral da CNBB.
Dom Dimas Barbosa ministrou o curso na terça-feira e durante todo o dia de ontem. Hoje, no último dia da atividade, os membros do clero da Diocese de Dourados vão debater, através de palestras, grupos e interações, questões específicas das ações desenvolvidas pela igreja no município. Essa é segunda vez que o secretário-geral da CNBB vem a Dourados neste ano. Em março, Dom Dimas esteve no município para visitar a Reserva Indígena de Dourados.
Seja o primeiro a comentar!