08/01/2016 10h29
A guerra nos desenhos das crianças
Exposição denuncia o sofrimento das crianças, vítimas inocentes da guerra
Zenit
Mais de 40 alunos do ensino fundamental de Novorossija expõem em Roma suas pinturas: uma iniciativa fruto da colaboração entre a Associação de Santa Ana, a Associação de Futebol de Malta e da Associação Esperança.
"Ao participar desta iniciativa, queremos confirmar - disse Aldo Rossi Merighi, presidente da Santa Ana - o nosso forte compromisso com os jovens, promovendo, em particular, os mais vulneráveis e as crianças. A partir daí - acrescenta Rossi Merighi - foi inserido o projeto internacional ‘Stop War Play Fotball', que pretende combater o flagelo das crianças soldados no mundo".
Rossi Merighi explicou ainda que a Associação está entrando em contato com instituições na Ucrânia "para tornar possível a realização de uma missão de solidariedade em março”.
O advogado Michel D'Urso, um dos organizadores da mostra, recorda que em Donbass estão lutando dois povos, os russos e os ucranianos", que durante muito tempo “viveram como irmãos". Michel disse que "os quadros foram pintados pelas crianças no ano passado, quando a guerra estava em seu momento crucial". Trata-se de uma "mostra itinerante"; as pinturas serão expostas em vários países da Europa: já passaram pela França e nos próximos dias irá para a Alemanha.
"Eles podem dar uma contribuição a todas as crianças de todos os países europeus, que poderão, assim, demonstrar proximidade aos seus coetâneos atingidos pela guerra". "O objetivo - conclui Michel - é conseguir a integração e a paz na Europa e no mundo".
Seja o primeiro a comentar!