Bancários devem aceitar proposta e por fim na greve

A greve teve início no dia 06 de outubro, período de pagamento de contas assim como salários- Foto: Joandra Alves
A greve teve início no dia 06 de outubro, período de pagamento de contas assim como salários- Foto: Joandra Alves
Douradosnews

Os bancários, em greve desde o dia 6 de outubro devem aceitar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), e pôr fim a paralisação, com possibilidade inclusive de retornar aos trabalhos na terça-feira (27). De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, será realizada uma assembleia as 17h desta segunda-feira (26), na sede do sindicato para definir se aceitam ou não os 10% de reajuste no salário.

“Vamos realizar uma assembleia hoje as 17h. Acredito que a greve se encerre, pois os 10% já repõe a inflação de 9.88%, porém quem define mesmo são os bancários. Nós do sindicato esperamos que eles aceitem, se isso acontecer já na terça-feira (27), eles voltam ao trabalho”, explicou Janes.

Ele disse que na proposta há ainda 14% de reajuste no vale alimentação, entre outras gratificações. Segundo o presidente, se os trabalhadores aceitarem os valores, as outras reivindicações que a categoria colocou em pauta, que são especificas, continuarão em discussão.

“Como disse acredito que termine a greve, mas as outras reivindicações, com pautas especificas, vamos buscar resolver”, comentou.

Durante encontro na quuarta-feira passada, a Fenaban ofereceu reajuste de 8,75%, sem abono, porém os bancários não aceitaram e continuaram em greve. Na pauta de discussão os bancários pediram 16% de reajuste, a oferta dos bancos foi de 5,5%.

Já na sexta-feira (23), a Fenaban aumentou a proposta e com isso a categoria se reuniu para então decidir se aceitam ou não. Durante rodada de negociação realizada em São Paulo, os bancos passaram de 8,75% para 10% a proposta de reajuste salarial e acréscimo de 14% nos tickets alimentação dos seus funcionários, veja aqui.

Greve

A greve teve início no dia 06 de outubro em várias regiões do país. Em Dourados, aproximadamente 500 trabalhadores paralisaram as atividades, contabilizando 80% do efetivo, apenas 20% continuou realizando os trabalhos de compensação de cheques e abastecendo os autoatendimentos.

Já no primeiro dia as filas se formaram nos autoatendimentos, assim como dobrou a quantidade de pessoas que procuraram as Casas Lotéricas como alternativa. O momento era de muita paciência e espera por parte dos usuários.


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.