16/01/2016 - 07h
Cineastas paraenses concorrem ao Oscar por 'O menino e o mundo'
Tainá Maneschy e Gustavo Estrada trabalharam no filme de Alê Abreu; Obra concorre a prêmio da academia de cinema dos EUA
G1
Os cineastas Tainá Maneschy e Gustavo Duque Estrada representarão o Pará no Oscar 2016: a dupla faz parte da equipe do filme "O menino e o mundo", de Alê Abreu, que concorre ao prêmio de melhor filme na categoria Animação.
Os finalistas do Oscar foram divulganos na quarta-feira (14). O brasileiro concorre com "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie". Esta é a primeira vez que o país disputa nesta categoria.
Tainá trabalhou como assistente de produção executiva no longa, e Estrada atuou como assistente de animação no filme por dois meses.
O animador paraense acredita que a experiência foi enriquecedora. "Eu fico muito orgulhoso de ter feito parte da equipe do 'Menino e o Mundo', na época eu pude botar em prática todos os meus estudos como assistente de animação, me fez melhorar muito como profissional. A equipe era maravilhosa só gente talentosa o Alê chamava todo mundo pra participar da construção das cenas, eu achava isso maravilhoso. Aprendi muito, mesmo sendo um tempo curto que fiquei por lá", disse o paraense, que montou seu próprio estúdio de animação ao retornar para Belém.
"Esse filme representa muito para mim. Eu me formei em cinema, mas sempre trabalhei com TV. Este foi meu primeiro contato com o cinema mesmo, então o mínimo que eu posso dizer é que é a confirmação de que eu fiz a escolha certa. Trabalhar nesta equipe foi maravilhoso. O Alê... é bonito ver como as coisas se formam na cabeça dele. Durante a produção do filme, quando a gente fazia as reuniões, ele ouvia muito a gente", afirma Tainá.
"A gente concorre com Divertida Mente, que é considerado o melhor filme da Pixar. Mas a gente chegou até aqui, somos dos cinco melhores, e vamos fazer de tudo para ganhar. Agora é torcer e batalhar. O filme tem surpreendido tanto a gente, então agora com o Oscar nada mais me surpreende. Espero que dê certo!", conclui a produtora.
Sobre o filme
A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.
O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação "Garoto Cósmico". Ele também dirigiu os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007). No vídeo abaixo, Abreu fala sobre a animação indicada ao Oscar.
"O menino e o mundo" conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, considerado o epicentro mundial do cinema de animação.