13/04/2022 09h39
Dom Henrique preside missa dos 'Santos Óleos' na Catedral
A celebração, realizada na segunda-feira(11/04) às 19h, na catedral de Dourados, contou com a presença de todo o clero, diácono, religiosos e religiosas da diocese de Dourados.
Da redação
Na segunda-feira, 11 de abril, às 19h horas na Catedral Imaculada Conceição de Dourados, dom Henrique Aparecido de Lima, bispo da diocese de Dourados/MS, presidiu a missa dos ‘Santos Óleos, concelebrada por membros do Clero da Diocese de Dourados na presença de religiosos, seminaristas, com a igreja completamente lotada.
Em sua saudação inicial, dom Henrique expressou alegria e gratidão. Nos dois últimos anos, devido a pandemia da Covid 19, a missa foi realizada com membros do clero, porém sem a presença dos fiéis. Com certeza, cada pessoa que esteve presente na celebração, foi movida pela alegria do bisdo, já que sem dúvida, foi um momento especial em ação de graças por tudo que vivenciamos e vitória pela superaração das diversidades e podermos chegar até aqui.
A celebração foi transmitida pela Rádio Coração
Entenda a celebração:
Missa Crismal na qual o Bispo concelebra com os presbíteros e consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio de Cristo e sinal visível da profunda comunhão dos presbíteros com o seu bispo.
Além dos ritos tradicionais da missa, durante esta celebração o bispo consagra:
- Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito.
- Óleo do Crisma
Feito de mistura de óleo e bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
- Óleo dos Enfermos
Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento da pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.
Ao final da missa foi entregue um presente para todo o clero. A liturgia foi preparada pelo Cerimonial Diocesano e Comissão Litúrgica da Diocese de Dourados. O pároco anfitrião, Pe. Crispim, fez um agradecimento a todos os que colaboraram para o acontecimento.
Envie seu Comentário