01/06/2016 13h24
Elisabeth Salomão - Dircurso de posse como nova presidente da ACED
O evento aconteceu na terça-feira a noite no salão de eventos da Unigran
Discurso de Elizabeth Salomão, em sua posse como nova presidente da ACED
Tem momentos na vida que a gente precisa dizer SIM. Eu disse SIM à Associação Comercial e Empresarial de Dourados. Há bem pouco tempo não tinha essa pretensão, mas as circunstâncias me levaram a dizer SIM e então me vi diante do presidente Antônio Nogueira e disse: Eu vou aceitar.
Naquele momento fiquei imaginando o quanto seria relevante na minha vida, presidir uma associação como a nossa e ... então pensei que só seria possível se conseguisse constituir uma diretoria forte e que representasse os diversos segmentos empresariais. Pessoas com quem eu pudesse dividir tamanha responsabilidade.
Eu devo dizer aos senhores que estou muito contente, porque não foi fácil ouvir um SIM de todos os que se dispuseram a dar as suas contribuições, são pessoas dinâmicas, entre eles jovens que estão dando continuidade às histórias de empesas familiares, pessoas com suas empresas fazem a diferença no mercado empresarial. Tenho muito a agradecer.
De início, quero parabenizar o grande empresário e meu amigo, Antônio Nogueira, que por três anos esteve à frente da nossa associação. Você Nogueira não se furtou das responsabilidades e atuou, com brilhantismo, no que se propôs a fazer. Somos testemunhas de sua dedicação, de sua seriedade e, principalmente, do seu comprometimento ao atender às demandas que chegaram à associação nesse período, sempre apoiando e respaldando as ações de seus diretores, em suas competências. Parabéns!
Sou filiada histórica da Associação Comercial, através da Rádio Clube de Dourados que caminha para seus sessenta anos, legado do meu pai, Jorge Antônio Salomão, e me orgulho disso. Participei como diretora da ACED, de pelo menos de cinco gestões, nos últimos vinte anos. Nesse tempo, procurei contribuir com tudo o que estava em meu alcance, seja em demandas diretas e indiretas. Primeiro porque sempre gostei de participar e depois porque aprendi muito e cresci ainda mais com ela, através de encontros de negócios, de intercâmbios e dos vários canais de conhecimento do meio empresarial.
Meus amigos..... a ACED é uma das entidades mais antigas do município. São setenta anos de existência e, nesse tempo, 31 empresários já passaram pela presidência. Cada um deixou sua marca registrada, em seus anais, e estar na galeria dos presidentes é motivo de orgulho. É com muita emoção que assumimos ao cargo. Sinto-me honrada que, pela primeira vez na história da ACED, uma mulher preside a entidade, sendo aceita, por consenso da atual diretoria e, também, entre os associados, que não se opuseram. Buscaremos honrar essa história, dando nossas contribuições na construção de uma associação cada vez melhor e participativa.
A Associação Comercial e Empresarial de Dourados tem hoje mais de 1.000 sócios ativos e um portfólio de serviços que atende a várias necessidades dos seus associados, dos quais continuaremos valorizando em nossa gestão. A ACED é uma entidade que vai além dos papéis institucionais, sendo considerada uma das mais importantes e influentes por desenvolver projetos que, inclusive, já serviram de modelo para outras associações do Estado. Exerce papel importante na cidade, por atuar não só em defesa de causas voltadas ao empresariado, mas também sociais que beneficiam consumidores em prol da cidadania, da educação e do trânsito, entre outras, como infraestrutura de logística e de transporte locomoção, que são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade como Dourados. O resultado é que a ACED adquiriu o reconhecimento e o respeito das instituições, dos poderes públicos e da sociedade civil organizada.
Gostaria de lembrar que Dourados está entre as cidades do Estado que mais tem atraído pessoas, de várias partes do país, que vêm em busca de oportunidades. Estatísticas recentes da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, a Jucems, registram que a cidade está com mais de 16 mil empresas ativas, incluindo os Micro Empreendedores Individuais, os MEI’s. Somente nos últimos cinco anos, 13 mil novas empresas foram constituídas no município, o que demonstra a grande tendência da cidade para o empreendedorismo. E muita gente nova poderá vir a associar-se à nossa entidade.
Em nossa gestão, defenderemos a bandeira do Associativismo e da Participação. É de praxe convidar os associados para irem até a entidade, conhecer suas potencialidades, os serviços que oferece, mas nem sempre conseguimos leva-los. Por isso, em nossa gestão queremos ir ao encontro do associado, ouvi-lo, saber o que pensa e trazê-lo até a entidade, para dentro da ACED, porque lá é a casa do empresário. Precisaremos da aproximação, pois é importantíssima a participação dos associados, com suas opiniões, sugestões e críticas, lembrando que nossas ações refletem, diretamente, nas empresas da cidade.
É relevante lembrar que o comercio de Dourados está se expandindo. Centenas e centenas de empresas, pequenos negócios, indústrias e prestadores de serviços estão se instaladas nos quatro cantos da cidade. Entre nossas propostas está a inclusão desses comerciantes na política associativa da ACED. Queremos integrá-los, trabalhar a valorização e o papel que representam. Promover e fortalecer suas representações, como empresários e empregadores.
Com as mudanças acontecendo de forma acelerada e o mercado cada vez mais competitivo, só se consegue sobreviver em meio a cenários econômicos imprevisíveis, por meio da capacitação, qualificação de pessoal e melhor gerenciamento das empresas. Procuraremos incrementar o Programa Despertar para o Trabalho que a ACED oferece quinzenalmente. Além disso, buscaremos implantar novos treinamentos e ações, por meio da mobilização e ativismo da classe, junto a instituições e órgãos, e também através da promoção de eventos formativos para empresários e colaboradores.
Muito se fala e, de fato, o setor produtivo é quem gera empregos e promove o desenvolvimento econômico, mas também é quem se sente penalizado, com a excessiva carga tributária. Eu digo que, sobreviver e crescer, nestas condições, passa pelo fortalecimento das entidades associativistas. Como entidade, devemos buscar meios de reduzir essa carga e, ao mesmo tempo, auxiliar os empresários a aprimorar seus negócios e buscar estratégias que visem o seu fortalecimento e o crescimento. Queremos um comércio competitivo, indústria forte e prestadores de serviços de mais qualidade. Buscaremos o diálogo com a sociedade e autoridades, para que as ações fluam e tragam benefícios a toda comunidade, com visão ampla e ousada, voltadas para o desenvolvimento e a busca por maiores investimentos, lembrando que somos polo de uma grande região, estando entre as mais produtivas do agronegócio, em nosso Estado, o que desencadeia todo o processo econômico da indústria, do comércio e de serviços.
Logo depois de eleita, fui abordada por um empresário que questionou: A ACED vai conseguir reduzir a carga tributária? E eu devo dizer que essa é uma batalha permanente das associações comerciais, e vários presidentes que passaram pela ACED lutaram junto às autoridades e o governo do Estado. Em algum momento houve conquista favorável e, ainda assim, a luta continua. E eu disse é certo que estaremos com essa bandeira em defesa do nosso empresariado. Vamos sim recorrer a instancias do governo para continuar nossa luta pela redução da carga tributária. Entre tantos outros, esse é um dos papéis fundamentais da nossa entidade.
Sempre acreditei na força do Sistema S, na sua operacionalização e eficiência. Em nossa gestão não mediremos esforços para buscar apoio para nossos projetos e ações. Acredito muito que encontraremos as portas abertas. Para isso, trabalharemos com projetos fundamentados e estratégicos. Principalmente voltados diretamente ao nosso empresariado, buscando o seu fortalecimento e sua valorização.
Vamos propor um pacto de responsabilidade com as autoridades municipais e estaduais. É preciso criar ambiente de fomento às empresas, para que se fortaleçam e agreguem valor aos seus produtos e serviços. Convidaremos os senhores vereadores, deputados e demais lideranças para nos unir ainda mais. Hoje, a ACED já tem uma boa relação com os Poderes. Manteremos essa aproximação e estreitaremos mais. É importante dizer que quando o interesse da classe empresarial estiver em jogo, seremos combativos, determinados, mas com civilidade e responsabilidade. E estou certa que com diálogo e com propostas, haveremos de ter sempre uma boa relação com as instâncias governamentais.
Tenho que agradecer a muitas pessoas:
A vocês, amigos de diretoria, pelo compromisso que assumem junto comigo, para uma jornada de três anos....agradeço aos diretores da Executiva; aos diretores dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; aos diretores de Departamentos. Todos vão desempenhar papel importante. Muito obrigada por estarem conosco.
Agradecemos aos empresários que aprovaram meu nome, especialmente aos 213 associados que depositaram seus votos no dia 6 de maio;
Muito obrigada aos empresários que, com seus apoios, tornaram possível esta festa. Agradecemos a mantenedora da Unigran, Cecília Zauith, ao Buffet Luzly , ao Edilson Decorador, ao DJ Adriano e ao Cerimonial.
Agradeço às autoridades que nos prestigiam nesta noite: ao governador; Reinaldo Azambuja, na pessoa do senhor Jaime Veruck que compõe esta mesa; aos deputados; aos vereadores; aos Diretores do Sistema S, à FIEMS, ao SEBRAE, à FAEMS, à FECOMÉRCIO, ao SENAR, à Associação Comercial de Campo Grande;
Aos amigos que vieram de outras cidades para prestigiar nossa posse;
À minha família pelo apoio, paciência e por entenderem a minha dedicação a mais este compromisso;
A você, Lorenz....meu companheiro, meu amor. Muito obrigada por entender esta minha decisão.
Ao Senhor Deus, que me conduz , peço que ilumine nossas vidas, nossos propósitos e nos dê discernimento e equilíbrio para fazermos o melhor pela nossa entidade.
Por fim, deixo uma mensagem a todos que aqui estão.
Quero dizer que, o empresário é quem faz o país girar, esse Estado acontecer e Dourados ser uma referência. É o empresário quem dá emprego, é quem tem a coragem de enfrentar os obstáculos, e as dificuldades, nos campos competitivo e econômico. Estejam certos que o nosso principal papel, na ACED, será a valorização do empreendedor, esse corajoso que se larga num mundo desconhecido, com tantos obstáculos, e ainda assim, consegue transpor limites e crescer.
Quero fazer um convite a todos nesses próximos três anos......
Que a gente possa viver o empreendedorismo e o associativismo!
E que a gente possa viver a Associação Comercial e Empresarial de Dourados!
Muito obrigada a todos.
Seja o primeiro a comentar!