11/03/2016 08h
Em breve sobre os altares o idealizador da JMJ
Nesta sexta encerra a fase diocesana da causa de beatificação e canonização do cardeal Pironio
Zenit
Será realizada hoje, sexta-feira, 11 de março, a sessão de encerramento da fase diocesana da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus, o cardeal Eduardo Francisco Pironio (1920-1998).
A cerimônia, presidida pelo cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, será realizada às 12h, na Sala da Conciliação do Palácio do Vicariato. Em nome da Conferência Episcopal Argentina, como parte na causa, estará presente o secretário mons. Carlos Malfa, bispo de Chascomús.
Nascido na Argentina, de pais friulanos, Pirônio foi ordenado sacerdote em 1943, tornando-se bispo auxiliar e depois, em 1972, titular de Mar de Plata.
Criado cardeal em 1976 pelo Beato Paulo VI, depois de ser indicado entre os ‘papáveis’ nos dois conclaves de 1978, Pirônio foi chamado, em 1984, por São João Paulo II para dirigir o Pontifício Conselho para os Leigos: neste cargo contribuiu para a Instituição das Jornadas Mundiais da Juventude.
Morreu em Roma, 5 de fevereiro de 1998. Por vontade dele foi enterrado no Santuário Nossa Senhora de Lujan, na Argentina.
A fase diocesana do processo de beatificação foi iniciada em 2006 pelo Cardeal Camillo Ruini, então vigário do Papa para a diocese de Roma. Postulador da causa é o pe. José Tamburrino.
Seja o primeiro a comentar!