26/08/2021 08h36

Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio

A formação teve a finalidade de preparar novos casais para vivenciar o itinerário personalizado com os noivos, o qual acontece em 8 encontros que antecedem o matrimônio, numa preparação mais próxima. É essencial lembrar que não se fala em curso, mas de uma caminhada vivencial dos conteúdos da fé, em vista do Matrimônio.
Da redação

Aconteceu, nesta quarta feira, dia 18/08/2021, de forma virtual, uma Formação para Acompanhamento Personalizado para Noivos com o Núcleo do Setor Família da Diocese de Dourados – MS. A formação teve a finalidade de preparar novos casais para vivenciar o itinerário personalizado com os noivos, o qual acontece em 8 encontros que antecedem o matrimônio, numa preparação mais próxima. É essencial lembrar que não se fala em curso, mas de uma caminhada vivencial dos conteúdos da fé, em vista do Matrimônio.

Os casais acompanhantes também fazem a maioria dos exercícios que aplicarão com os noivos, para que o conteúdo não seja só um dado intelectual, mas vivencial. A Igreja aproveita que os jovens querendo casar-se, estejam abertos a sonhos e desejosos de construir uma vida diferente, feliz, duradoura, e a Instituição tem as ferramentas para ajudar nesta nova etapa da vida. O noivado é um momento fecundo, que precisa ser aproveitado pela Igreja, para proporcionar aos fiéis o encontro com o Senhor.

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, em diversas homilias e na Jornada da Família (2018), diz ser urgente um ITINERÁRIO CATECUMENAL para acompanhar os noivos, levando-os ao encontro com Jesus Cristo, com a Igreja e as pessoas, numa dinâmica relacional-dialogal (AL 206 ). Só é possível casar-se na Igreja, se a fé for fortalecida, alimentada e esclarecida em estágios crescentes, como acontece com o crescimento psicossocial de cada pessoa. Os Padres sinodais afirmaram, de várias maneiras, que é preciso ajudar os jovens a descobrir o valor e a riqueza do matrimônio. Aprender a amar alguém não é algo que se improvisa, nem pode ser o objetivo dum breve curso antes da celebração do matrimonio (AL205).

Esse fato foi reforçado no fórum internacional on-line sobre a aplicação da exortação apostólica de Francisco sobre o matrimônio e a família, destaque para uma das novidades do Ano "Família Amoris Laetitia", relatado pelo cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério, o qual apresentou as conclusões do Fórum Amoris Laetitia , identificando entre os pontos que resumem o que foi analisado durante os 4 dias de trabalhos que as famílias, precisam descobrir que, "... junto com o Sacramento do matrimônio, receberam uma missão que deve ser compartilhada com os pastores" e "a formação de pessoas que irão acompanhar os casais na preparação ao matrimônio deve ser uma prioridade".

Participaram dessa formação 16 casais das cidades de Maracaju, Ponta Porã, Aral Moreira e Dourados, sendo recepcionados pelo Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, Pe Bruno Florindo e pelo casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Ademir e Mirela. Foram responsáveis pela formação os casais Alisson e Solange, casal Regional da Pastoral Familiar e Wulmar e Marisa, responsáveis diocesanos pela Formação do Itinerário Vivencial. Seguem algumas imagens da formação.


Envie seu Comentário