03/03/2022 08h46
O Instituto dos Olhos Dourados orienta sobre:Trauma ocular na infância
Crianças são muito ágeis e um segundo de descuido pode resultar em um acidente grave.
Por Instituto dos Olhos Dourados
Crianças são muito ágeis e um segundo de descuido pode resultar em um acidente grave. Por isso, quando há crianças por perto, a regra é uma só: redobrar a atenção. Infelizmente, acidentes envolvendo os olhos são muito comuns na infância, nos mais diversos lugares e situações. Entre as causas mais comuns estão objetos pontiagudos, contusões, animais de estimação e substâncias químicas.
O trauma está entre as principais causas de cegueira na infância. De modo geral, mais da metade dos casos de perda de visão em crianças ocorrem por causas evitáveis (15% tratáveis e 28% preveníveis).
Ainda segundo a OMS, mudanças na legislação, como o uso obrigatório de cinto de segurança e restrições ao uso de fogos de artifício resultaram em uma diminuição dos casos de lesões oculares. Além disso, campanhas de sensibilização sobre estratégias de prevenção de trauma também se mostram bastante eficazes.
Como prevenir o trauma ocular?
Para prevenir acidentes oculares em crianças, algumas medidas podem ser adotadas. Pais, professores e responsáveis devem estar atentos para a adoção de condutas necessárias.
• Mantenha o cabo da panela no fogão virado para dentro, para prevenir queimaduras.
• Não deixe medicamentos e produtos de limpeza ao alcance das crianças.
• Evite brinquedos pontiagudos, estilingues, facas ou tesouras com pontas. • Tenha cautela com plantas venenosas e pontiagudas. Plantas domésticas, que sejam pontudas, espinhosas ou que soltam líquido leitoso podem causar irritação, caso atinjam os olhos.
• Não fume perto de crianças.
• As fezes de alguns animais, principalmente a do gato e a de aves, podem transmitir a toxoplasmose, doença que provoca inflamação no olho, podendo levar à cegueira. É muito importante ensinar as crianças a lavarem bem as mãos, assim que acabarem de brincar com os animais.
• Produtos químicos e poluentes podem afetar os olhos das crianças que praticam natação ou outros esportes aquáticos. Por isso, o uso de óculos apropriado é muito importante.
• Oriente as crianças a não coçar os olhos repetidamente, pois a frequência pode facilitar o desenvolvimento de infecções e de doenças oculares, como o ceratocone.
• Na escola, professores devem estar atentos ao uso de objetos como lápis e tesoura, pois podem ferir os próprios olhos ou o dos colegas.
• Use cinto de segurança. Crianças de até 10 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro.
Caso não seja possível evitar o trauma, é importante manter a calma e buscar ajuda médica. Não tente remover fragmentos ou realizar qualquer medida caseira, pois o quadro pode se tornar mais grave.
Lembre-se: quando sentir qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o seu oftalmologista imediatamente.
O Instituto dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, contando com um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. Investindo cada dia mais em novas tecnologias para realização de consultas, exames e cirurgias oculares.
Envie seu Comentário